Alimentação saudável previne celulite, diz especialista

A celulite é um mal que atinge grande parte das mulheres, cerca de 90% têm celulite em algum momento da vida. Nos homens é menos comum, mas pode afetar até 10% deles. A nutricionista Elenice Neves da Silva, da Santa Casa de Mauá, alerta que se livrar dessas indesejáveis irregularidades envolve uma série de fatores, entre eles o excesso de peso.

A celulite é caracterizada por irregularidade naturais da pele causada pelo modo que a gordura e o tecido fibroso se organizam. Normalmente atingem as nádegas e parte superior das coxas. As ondulações da pele são descritas com aspecto de casca de laranja ou ricota.

Segundo Elenice, embora a celulite ocorra nas camadas superiores de gordura, o principal problema está no bolso do tecido conjuntivo em torno dessas células de gordura. “Quando esses tecidos enfraquecem, as células de gordura podem ser empurradas para fora criando a aparência irregular e esburacada. Ter muita gordura pode colocar mais pressão sobre os tecidos, mas é a fraqueza do tecido que permite que a celulite apareça”, explica.

A celulite resulta, sobretudo, de predisposição genética, estímulos hormonais – estrógeno, debilidade das fibras colágeno, organização natural das células de gordura e inflamação sutil por insuficiência do sistema microcirculatório.

Com a idade, peso e sedentarismo sua aparência pode piorar. Para preveni-la é importante estar atento aos fatores desencadeadores como as flutuações hormonais femininas, já que o estrogênio possui relação direta com a circulação sanguínea; a alimentação desregrada propicia o surgimento precoce ou agravo nas mulheres que possuem predisposição genética ou que estão mais propensas a ter celulite.

“A alimentação não evita celulite, mas ela atua com muita eficácia nos processos inflamatórios. Os alimentos que têm ação antioxidante ajudam a circulação sanguínea, evitando graus severos. Uma alimentação equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo, oferecendo os nutrientes necessários”, alerta.

A fim de preveni-las, o ideal é acrescentar no cardápio diário alguns alimentos como verduras e legumes, os quais são ricos em fibras e fazem o intestino funcionar adequadamente, permitindo que os nutrientes cheguem até as células.

Alguns deles devem ter mais frequência no cardápio como, por exemplo, o brócolis que possui luteína com ação hidratante e amaciante; a banana – fonte de potássio e que estimula a drenagem linfática; o azeite de oliva extra virgem é fonte de gordura boa e age com ação anti-inflamatória capaz de combater os edemas causados pela celulite; frutas cítricas – fontes de vitamina C, um potente antioxidante capaz de estimular a eliminação de toxinas e reduzir o volume das células; a cenoura – fonte de betacaroteno que ajuda a reduzir as inflamações das células; maçã – fonte de pectina, um carboidrato capaz de regular a absorção de gorduras e glicose no sangue; levedo de cerveja – contém silício – parte estrutural das fibras, colágeno e elastina que dão sustentação à pele; peixes frescos – ricos em Ômega 3 – atum, salmão, sardinha – proporcionam ação anti-inflamatória e a uva, que contém resveratrol o qual atua na circulação.

Alguns alimentos também precisam ser evitados para que o quadro de celulite não evolua, como os industrializados – ricos em sódio; os doces, açúcar branco e massas de farinha branca – pães, macarrão e lasanha; café e chá mate, pois são ricos em cafeína que podem levar à desidratação; o sal de cozinha; álcool que em excesso prejudica a circulação e causa a retenção de líquidos.

Para reforçar a dieta vale investir nos sucos detox os quais podem ser consumidos ao longo do dia. Confira algumas receitas:

• 200 ml de água de coco, 1 limão e 1 pepino.

• 200 ml de leite de soja, 2 fatias de abacaxi e 1 colher de chá de gengibre ralado.

• 1 xícara de chá verde, 1 cenoura pequena, 1 maçã pequena e folhas de hortelã.

• 2 fatias de abacaxi, suco de limão siciliano e 1 colher sobremesa de gengibre.

• 200 ml de suco de laranja, 1 colher de sopa goji berry, 1 fatia de melão e folhas de hortelã fresca.

Outra dica é triturar semente de uva e maracujá até que obtenham ponto de farinha. Essa mistura pode ser acrescentada aos sucos e saladas.

Por Lifestyle.

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