Saiba os melhores cuidados da pele no frio

As condições climáticas podem interferir negativamente na função de barreira da pele. Isso ocorre porque o vento frio, o tempo seco, o aumento da concentração de poluentes no ar, o abuso da água quente e contrastes bruscos de temperatura tornam a pele mais ressecada, muitas vezes com descamação, vermelhidão e irritabilidade, explica o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. “Alterações na filagrina, proteína essencial para a formação e manutenção da integridade da barreira cutânea, promovem alteração no perfil de distribuição dos lipídeos e enfraquecem a função de barreira da pele. Além disso, as glândulas sebáceas produzem menos gordura”, explica. “Uma boa rotina de cuidados é o ponto chave para não sofrer com ressecamento de pele no inverno”.

Confira as dicas do pesquisador, que sugere uso de produtos manipulados:

Limpeza + hidratação facial – A dica mais importante do especialista é esquecer os produtos abrasivos nessa estação. “Prefira fluidos de limpeza suaves, mais efetivos”, afirma. A Consulfarma lançou o Fluido de Limpeza de Inverno, que conta com ativos emolientes e hidratantes. “O Fluido de Limpeza de Inverno é uma formulação desenvolvida para remover as sujidades ou maquiagem da pele e ao mesmo tempo manter seu conteúdo lipídico intacto. Os resultados demonstraram que a pele se tornou ainda mais hidratada após a limpeza, então foi sugerido seu uso durante o inverno para ajudar a preservar a função barreira cutânea”, afirma Lucas.

O Fluido conta com três ingredientes: a Manteiga de Karité, Ceramida-3 e óleo de Crambe. “Tradicionalmente utilizada em produtos skin care por suas propriedades hidratantes, a manteiga de karité desemprenha um papel fundamental na estrutura da membrana celular. Já o óleo de Crambe é altamente emoliente e promove à pele uma sensação de suavidade sem pegajosidade. Por fim, a Ceramida-3 é formada por moléculas idênticas às humanas, sendo um componente natural do estrato córneo, e que faz parte da barreira lipídica e adequada para a proteção a longo prazo e reparação da pele sensível e seca”, afirma. O produto deve ser usado duas vezes ao dia.

Lip Balm – As pomadas labiais não podem ser esquecidas nesse período, justamente para evitar desidratação, ressecamento e fissuras. “Durante o frio, ocorre uma diminuição da lubrificação natural dos lábios, que tendem a ficar mais secos”. O Lip Balm Efeito Matte, da Consulfarma, proporciona nutrição, emoliência e hidratação sem aspecto de oleosidade e sensação gordurosa. “O produto é rico em ácidos graxos essenciais únicos que penetram rapidamente; ele traz dois ingredientes poderosos para os lábios, a niacinamida (que melhora a função de barreira e diminui a perda de água transepidermal) e Dragon’s Blood que reduz o ressecamento e descamação dos lábios pela regeneração e cicatrização que proporciona”, explica. O produto pode ser usado sempre que necessário.

Corporal – Nesta época, é recomendável também não esquecer a hidratação corporal. “De preferência logo após o banho (5 a10 minutos), aplicar em camada generosa hidratante com manteiga de karité, na concentração de 10 a 20%”, afirma.

De dentro para fora – O especialista diz que é possível melhorar a membrana de hidratação e proteção da pele com uso de substâncias orais, como as cápsulas de Niacinamida, Pirroloquinolina Quinona, Coezima Q 10, Vitamina E ou FC Oral e Bio-Arct.

 

Por Lifestyle.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *