Rio Branco, Acre, 24 de outubro de 2020

Detran alerta para os perigos de dirigir sob efeito de álcool

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Álcool e direção são uma mistura perigosa. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta os motoristas para os perigos dessa combinação, que pode resultar em fatalidade.

No fim de semana, um acidente ocorrido na rodovia AC-40 sentido, Senador Guiomard – Rio Branco, deixou uma pessoa morta e quatro feridas. O fato repercutiu no estado, e segundo a Polícia Militar, o motorista alegou que estava sob efeito de álcool.

“Vale ressaltar que beber e dirigir é crime, e ainda assim muita gente se arrisca, colocando todos em perigo”, destaca o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Teles.

Uma questão a ser lembrada é que, mesmo para o pedestre, o risco com a ingestão de bebida é grande, pois, ao perder reflexos e a atenção, por causa do álcool, ele pode sofrer atropelamentos e causar acidentes.

 

Penalidade

Segundo o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerada infração gravíssima, com multa no valor R$ 1.915,4 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Além disso, cabe retenção do veículo até a apresentação do condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação do infrator.

É considerado crime de trânsito previsto no artigo 306 do CTB quando o condutor for flagrado dirigindo com a concentração de álcool igual ou superior a 0,34 mg/l em seu teste de bafômetro. Nesses casos, ele é encaminhado à delegacia e responderá criminalmente.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.