Rio Branco, Acre, 20 de setembro de 2020

61º Batalhão de Infantaria de Selva realiza Operação Ágata 11

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

A Operação ÁGATA 11 é coordenada pelo Ministério da Defesa, por intermédio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), com execução da Marinha, do Exército, e da Força Aérea, e com o apoio dos ministérios da Justiça (órgãos de segurança pública) e Fazenda.

A Operação Ágata 11 ocorre, simultaneamente, em pontos estratégicos localizados ao longo de toda a fronteira terrestre brasileira, envolvendo quatro áreas de operação.

A atuação do Ministério da Defesa / Forças Armadas no combate à prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais tem amparo na legislação em vigor (LC Nr 97, de 09 JUN 99, alterada pela LC Nr 117, de 02 SET 04, e pela LC Nr 136, de 25 AGO 10).

 

A Operação ÁGATA 11:

PBCE– contribui para a Intensificação da presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira;

– contribui para ampliar a segurança das Olimpíadas;

– consiste em ação conjunta entre os Ministérios da Defesa e da Justiça e com participação de outros ministérios e instituições;

– caracteriza-se pelo emprego conjunto das FA (interoperabilidade) em cooperação com outras Agências Governamentais, nos níveis federal, estadual e municipal; e

– possibilita o apoio permanente das FA a todos os segmentos da população local, principalmente aos mais necessitados.

Na cidade de TARAUACÁ a Operação ÁGATA 11 está sendo realizada no período de 13 a 17 de junho de 2016, sendo conduzida pelo 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), sediado em Cruzeiro do Sul (AC).

Como resultados das ações realizadas, até a presente data foram inspecionadas e revistadas 02 (duas) aeronaves, 173 (cento e setenta e três) embarcações, 132 (cento e trinta e duas) motocicletas, 107 (cento e sete) veículos leves,  42 (quarenta e dois) caminhões e 09 (nove) ônibus e vans vistoriados, e cerca de 182 (cento e oitenta e duas) pessoas (pedestres ou deslocando-se em bicicletas).

Na área da Fiscalização de Produtos Controlados, foram realizadas 03 (três) inspeções em locais de armazenamento destes produtos.

Ao todo, foram realizadas 29 (vinte e nove) missões de patrulhas terrestres e motorizadas e 13 (treze) patrulhas fluviais, além de bloqueios e controles de estradas (BR 364), vias urbanas e vias fluviais (rios Tarauacá e Muru).

As ações do 61º BIS em Tarauacá nesta semana contribuíram para reduzir em 50% (cinquenta por cento) o total das ocorrências policiais, comparando com os números do período de 1 a 12 de junho de 2016, com o destaque para a ocorrência de apenas 01 (um) furto e nenhum homicídio doloso.

As atividades da Ação Cívico Social (ACISO) desenvolvidas resultaram 419 (quatrocentos e dezenove) atendimentos médicos, 210 (duzentos e dez) atendimentos odontológicos e 384 (trezentos e oitenta e quatro) atendimentos de enfermagem, com 5268 (cinco mil duzentos e sessenta e oito) medicamentos entregues.

Foram ministradas 10 (dez) palestras em escolas da rede pública de ensino, estaduais e municipais, e no Instituto Federal do Acre, abrangendo aproximadamente 800 (oitocentos e cinquenta) estudantes.

A Banda de Música do 61º BIS contribuiu para abrilhantar a presença do Exército Brasileiro na cidade, realizando 05 (cinco) apresentações em escolas e na Praça Valério Caldas de Magalhães.

As ações de conscientização e prevenção à proliferação do combate ao mosquito Aedes Aegypti e outras medidas preventivas relativas à saúde e condições sanitárias da população também fizeram parte das desenvolvidas pela Força Terrestre, com a visitação de cerca de 1428 (mil quatrocentos e vinte e oito) domicílios.

Ao todo 162 (cento e sessenta e dois) militares participaram da Operação, sendo empregadas 20 (vinte) viaturas operacionais, 05 (cinco) embarcações leves, armamentos individuais e coletivos de vários tipos e calibres, material de comunicações, eletrônica e de informática. Além disso, todo o suporte logístico empregado pelo batalhão, tais como gêneros alimentícios, combustíveis e lubrificantes e suprimentos diversos foram trazidos de Cruzeiro do Sul com os próprios meios.

Participaram da Operação Ágata 11, colaborando com o 61º BIS em Tarauacá, a Polícia Militar do Estado do Acre, a Polícia Civil do Estado do Acre, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), a Prefeitura Municipal de Tarauacá, a Câmara Municipal de Tarauacá, o Tribunal de Justiça do Acre, o Ministério Público do Acre, a Casa Paroquial da Igreja de São José, entre outros órgãos e agências governamentais.

 

Da Assessoria.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.