Rio Branco, Acre, 28 de novembro de 2020

61º Batalhão de Infantaria de Selva realiza Operação Ágata 11

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Operação ÁGATA 11 é coordenada pelo Ministério da Defesa, por intermédio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), com execução da Marinha, do Exército, e da Força Aérea, e com o apoio dos ministérios da Justiça (órgãos de segurança pública) e Fazenda.

A Operação Ágata 11 ocorre, simultaneamente, em pontos estratégicos localizados ao longo de toda a fronteira terrestre brasileira, envolvendo quatro áreas de operação.

A atuação do Ministério da Defesa / Forças Armadas no combate à prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais tem amparo na legislação em vigor (LC Nr 97, de 09 JUN 99, alterada pela LC Nr 117, de 02 SET 04, e pela LC Nr 136, de 25 AGO 10).

 

A Operação ÁGATA 11:

PBCE
– contribui para a Intensificação da presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira;

– contribui para ampliar a segurança das Olimpíadas;

– consiste em ação conjunta entre os Ministérios da Defesa e da Justiça e com participação de outros ministérios e instituições;

– caracteriza-se pelo emprego conjunto das FA (interoperabilidade) em cooperação com outras Agências Governamentais, nos níveis federal, estadual e municipal; e

– possibilita o apoio permanente das FA a todos os segmentos da população local, principalmente aos mais necessitados.

Na cidade de TARAUACÁ a Operação ÁGATA 11 está sendo realizada no período de 13 a 17 de junho de 2016, sendo conduzida pelo 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), sediado em Cruzeiro do Sul (AC).

Como resultados das ações realizadas, até a presente data foram inspecionadas e revistadas 02 (duas) aeronaves, 173 (cento e setenta e três) embarcações, 132 (cento e trinta e duas) motocicletas, 107 (cento e sete) veículos leves,  42 (quarenta e dois) caminhões e 09 (nove) ônibus e vans vistoriados, e cerca de 182 (cento e oitenta e duas) pessoas (pedestres ou deslocando-se em bicicletas).

Na área da Fiscalização de Produtos Controlados, foram realizadas 03 (três) inspeções em locais de armazenamento destes produtos.

Ao todo, foram realizadas 29 (vinte e nove) missões de patrulhas terrestres e motorizadas e 13 (treze) patrulhas fluviais, além de bloqueios e controles de estradas (BR 364), vias urbanas e vias fluviais (rios Tarauacá e Muru).

As ações do 61º BIS em Tarauacá nesta semana contribuíram para reduzir em 50% (cinquenta por cento) o total das ocorrências policiais, comparando com os números do período de 1 a 12 de junho de 2016, com o destaque para a ocorrência de apenas 01 (um) furto e nenhum homicídio doloso.

As atividades da Ação Cívico Social (ACISO) desenvolvidas resultaram 419 (quatrocentos e dezenove) atendimentos médicos, 210 (duzentos e dez) atendimentos odontológicos e 384 (trezentos e oitenta e quatro) atendimentos de enfermagem, com 5268 (cinco mil duzentos e sessenta e oito) medicamentos entregues.

Foram ministradas 10 (dez) palestras em escolas da rede pública de ensino, estaduais e municipais, e no Instituto Federal do Acre, abrangendo aproximadamente 800 (oitocentos e cinquenta) estudantes.

A Banda de Música do 61º BIS contribuiu para abrilhantar a presença do Exército Brasileiro na cidade, realizando 05 (cinco) apresentações em escolas e na Praça Valério Caldas de Magalhães.

As ações de conscientização e prevenção à proliferação do combate ao mosquito Aedes Aegypti e outras medidas preventivas relativas à saúde e condições sanitárias da população também fizeram parte das desenvolvidas pela Força Terrestre, com a visitação de cerca de 1428 (mil quatrocentos e vinte e oito) domicílios.

Ao todo 162 (cento e sessenta e dois) militares participaram da Operação, sendo empregadas 20 (vinte) viaturas operacionais, 05 (cinco) embarcações leves, armamentos individuais e coletivos de vários tipos e calibres, material de comunicações, eletrônica e de informática. Além disso, todo o suporte logístico empregado pelo batalhão, tais como gêneros alimentícios, combustíveis e lubrificantes e suprimentos diversos foram trazidos de Cruzeiro do Sul com os próprios meios.

Participaram da Operação Ágata 11, colaborando com o 61º BIS em Tarauacá, a Polícia Militar do Estado do Acre, a Polícia Civil do Estado do Acre, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), a Prefeitura Municipal de Tarauacá, a Câmara Municipal de Tarauacá, o Tribunal de Justiça do Acre, o Ministério Público do Acre, a Casa Paroquial da Igreja de São José, entre outros órgãos e agências governamentais.

 

Da Assessoria.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.