Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

Imprensa internacional repercute decreto de calamidade do Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O decreto de calamidade pública do governo do Rio de Janeiro virou pauta da imprensa internacional nesta sexta (17). Os jornais “The Guardian”, “The Washington Post”, “The New York Times” e “El País” noticiaram a medida adotada pelo Estado.

As publicações destacam o colapso financeiro do Rio às vésperas das Olimpíadas 2016, e afirmam que a medida permitirá que o governador Francisco Dornelles modifique prioridades orçamentárias sem desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Há uma semana, o governo anunciou o parcelamento dos salários de maio de seus servidores e pensionistas. O decreto permitirá que o repasse emergencial de verbas federais ao Rio. O socorro é estimado em R$2,9 bilhões e deve ser destinado à conclusão da linha 4 do metrô e aos gastos extras com segurança nos Jogos Olímpios.

O “Guardian” e “El País” ainda mencionam que a crise é mais um obstáculo para os jogos, em meio a uma série de graves problemas que o país vem enfrentando, entre eles as dificuldades políticas e a epidemia do vírus zika.

 

Com informações da Folhapress.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.