Rio Branco, Acre, 27 de outubro de 2020

População acreana prestigia passagem da Chama Olímpica pela capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Símbolo milenar que representa a união de todos os povos, a passagem da Chama Olímpica pelo Acre marcou um dia de muita emoção para o povo.

O governador Tião Viana, que junto ao prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, recepcionou a chegada da Chama no aeroporto, prestigiou também as últimas conduções da Tocha Olímpica, com o percurso concluído ao passar pelo Palácio Rio Branco e a Gameleira.

Em frente ao palácio, uma multidão compareceu para acompanhar não só a passagem da Tocha, mas a apresentação artístico-cultural da Companhia Garatuja e do povo indígena Yawanawá.

Na ocasião, a condutora e representante dos povos indígenas do Acre, Alana Manchineri, revezou a Tocha com a professora Guajarina Margarido e seguiu para o último ponto, a Gameleira.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciane, que veio ao estado acompanhar o evento, destacou: “Esta é a festa do esporte, que exibe os ideais da humanidade e na qual se defendem os direitos humanos e a busca da paz. Aqui a recepção foi a melhor possível, com a participação das pessoas feita com muita emoção”, destacou o ministro, que foi recepcionado no Palácio por Tião Viana e a vice-governadora Nazareth Araújo.

Seguindo para a Gameleira, a equipe de governo acompanhou as conduções que encerraram o percurso. O esportista acreano Artur Oliveira foi o último a conduzir a Tocha e a acender a Pira de Celebração.

“É muita emoção. Tenho muito orgulho de ser acreano. Que essa chama traga mais amor para todos nós. Amo você, meu Acre”, declarou, emocionado.

Para Tião Viana, o esporte representa a união dos povos e a construção de uma sociedade de paz. “É um orgulho imenso para o Acre poder fazer parte deste evento histórico. É o momento de todos os atletas do mundo reunirem-se para mostrar que é possível competir e defender aquilo em que se acredita, no caminho da paz e da boa fé.”

 

Acre é o 15° a receber a Chama Olímpica

O Acre é o 15° estado brasileiro a receber a Chama Olímpica, que veio de Manaus (AM), segue amanhã para Rondônia e, posteriormente, Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 12 mil condutores farão o revezamento da Tocha Olímpica em 36 mil quilômetros pelo Brasil. A abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016 será em agosto, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a participação de 206 países.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.