Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

PSB apresenta Carla Brito como pré-candidata à prefeitura de Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes nesta sexta-feira, 24, para a apresentação da pré-candidatura do Partido Socialista Brasileiro- PSB de Carla Ivane de Brito.

Carla3

Ste partidos da FPA, além do PSB, referendaram apoio á pré-candidatura de Carla Brito

Sete partidos que compõem a Frente Popular em Cruzeiro do Sul manifestaram apoio á pré-candidatura, PT, PCdoB, PV, PRB, PSL, PROS e PMB além de representantes do meio rural, indígena e do movimento de mulheres do Juruá.

Centro Diocesano

Encontro aconteceu no centro Diocesano de Treinamento

Além de sua atuação institucional como delegada da mulher, Carla Brito participou ativamente do movimento de mulheres em Cruzeiro do Sul, no enfrentamento à violência doméstica e na proteção a crianças e adolescentes nas famílias mais vulneráveis.

Ousadia

Pode-se dizer que esta é primeira vez que uma pré-candidatura da Frente Popular surge a partir de um nome sugerido nas bases populares em Cruzeiro do Sul. Pela própria condição satélite de Cruzeiro do Sul, os nomes escolhidos para a disputa normalmente são gestados na capital, Rio Branco, ainda, nas mansões- residências das oligarquias familiares que ainda dão as cartas na política cruzeirense.

As candidaturas da FPA eleições anteriores não escapou a esta lógica, com as candidaturas sendo gestadas na capital.

É a primeira vez que uma candidatura da FPA em Cruzeiro do Sul nasce de bases populares e na própria cidade, e não das cúpulas dos partidos.

“Normalmente as candidaturas são preparadas em outros ambientes políticos, em gabinetes, por grupos mais reduzidos”, disse o articulador político da FPA Itamar de Sá, destacando o caráter popular da candidatura de Carla.

Carla 2

‘Cruzeiro do Sul merece mais que essa política pequena que tem dominado a vida pública da cidade’

Além da ousadia de lançar um nome novo na política, a pré-candidatura de Carla Brito, traz ainda outros desafios. Primeiro, por se tratar de uma mulher e nesse caso, não apenas a esposa, ou filha, de algum político já consagrado nas urnas, mas sim de uma mulher que caminha com as próprias pernas.

“Carla pode não ser ainda conhecida politicamente, mas já é conhecida do povo pelo seu trabalho. Não é apenas o novo pelo novo, mas um novo qualificado”, afirmou a professora Rosalina, do Movimento de Mulheres.

É possível ainda que Carla enfrente questionamentos sobre não ser cruzeirense de nascimento.

“Nessa plateia, dificilmente haverá alguém cujos pais, ou avós, não tiveram sua origem no nordeste. Carla, essa é a sua casa”, afirmou Itamar de Sá.

Conhecimento de Causa

Foram quase uma dezena de discursos de líderes de partidos e representantes de movimentos sociais até que Carla pudesse proferir o esperado discurso.

Carla demonstrou o pé no chão de quem reconhece os desafios representados pela sua candidatura, mas sobretudo, o conhecimento de causa sobre os problemas da cidade como poucos.

Carla 1

‘Aceitar este desafio é um ato de amor por Cruzeiro do Sul’

“Cruzeiro do Sul não se desenvolve porque não atrai investimentos. A cidade ainda está presa a uma política pequena, mesquinha, que atende aos interesses de poucos. Precisamos devolver a cidade aos cruzeirenses, com transparência no uso dos recursos e orçamento participativo.”

Carla demonstrou estar ciente dos desafios que irá enfrentar, e a possível discriminação por ser mulher e ‘de fora’.

“Essa é a nossa cidade, digo nossa, porque escolhi viver aqui com a minha família, e poderia ficar quieta no meu canto, acomodada, mas não: quero lutar para transformar a nossa realidade. Essa minha escolha é um ato de amor por Cruzeiro do Sul”, exclamou Carla, sob aplausos entusiasmados.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.