Rio Branco, Acre, 22 de janeiro de 2021

Acre é o estado da Amazônia Legal que menos desmatou em maio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Acre foi o estado da Amazônia Legal que menos desmatou em maio deste ano. A região registrou 474 quilômetros quadrados de desmatamento no mês passado, a maior parte em terras privadas.

Amazonas, Rondônia e Pará juntos concentraram 80% do desmatamento. Em comparação ao mesmo período de 2015, quando o desmatamento somou 388 km², o dado representa um aumento de 22%.

O Amazonas foi responsável por 37% (177 km²) do desmatamento registrado em maio, Rondônia por 22% (103 km²), Pará por 21% (101 km²) e Mato Grosso, 15% (70 km²). Os estados com menor ocorrência foram Roraima, com 3% (14 km²), Tocantins (6 km²) e Acre (3 km²), com 1% cada.

A diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis, observa que o resultado é fruto das políticas públicas ambientais. “Desde a instalação da Força-Tarefa Ambiental na Casa Civil, nos últimos anos, as instituições não pararam de trabalhar, principalmente no suporte aos pequenos produtores, extrativistas e indígenas. Implementamos ações alternativas que substituem a derrubada e queimada de árvores para plantio dos roçados”, frisou.

Diferentemente de outros estados da Amazônia, em 2015 o Acre registrou uma redução de 10% no desmatamento ilegal. A meta do governo do Estado é zerar a taxa até 2018. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, ressalta que o governo tem incentivado a produção sustentável no Acre.

“Por meio das políticas públicas, temos consolidado o uso sustentável das nossas florestas e a ocupação ordenada das áreas abertas, com uma produção sustentável que nos permite continuar reduzindo o desmatamento ilegal, ao passo que avançamos na geração de renda das famílias acreanas”, enfatizou o gestor.

 

Da Agência de Notícias do Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.