Rio Branco, Acre, 25 de janeiro de 2021

Alerta de frio intenso, a partir de sábado no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Tempo Aqui vem anunciando, desde o início do ano, que 2016 será um ano de frios intensos e duradouros no Acre e em boa parte do Brasil, tendo em vista o resfriamento global que está em curso. Ultimamente, os avisos publicados por nós têm sido diários, desde o final de maio, alertando de fortes e abrangentes ondas de frio na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste brasileiro.
Portanto, não é nenhuma surpresa o frio que está sobre a região, mas as temperaturas vão cair muito mais nos próximos dias e meses.

 

Alerta de frio intenso

Uma poderosa onda de frio polar antártico – um verdadeiro tsunâmi – atingirá, no próximo sábado, dia 11 de junho de 2016, o Acre, Amazonas. É alta a probabilidade de que as temperaturas mínimas atinjam valores inferiores a 12ºC, em Rio Branco,Brasiléia e proximidades.

No caso do leste e do sul do Acre e do sul e oeste de Rondônia, esse frio será sentido com muito mais intensidade, pois é a região onde os ventos frios são muito fortes e, nesses dias, estarão soprando ininterruptamente, com velocidade acima de 25km/h, mas com rajadas que deverão superar 50km, nos pontos mais altos e nos lugares mais abertos. Assim, nessas áreas, a sensação térmica ficará situada próxima ou até abaixo de zero, durante a noite. Mesmo durante o dia inteiro, no domingo, a temperatura real ficará abaixo de 18ºC, em Rio Branco, Brasileia, e cidades próximas a estas, com sensação bem inferior. O frio será menos intenso em Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé e proximidades, com valores mínimos entre 14 e 17ºC e ventos não tão fortes.

O alerta vai para a necessidade de as pessoas providenciarem agasalhos suficientes e não deixar para o dia da chegada do frio intenso, quando muitas lojas já estarão fechadas durante a noite e no domingo.

É importante providenciar acolhimento aos moradores de rua, pois poderão ocorrer vítimas fatais, tal a intensidade da sensação térmica, devido aos ventos intensos e à baixa temperatura.

Essa onda de frio, que chega no sábado, dia 11, será semelhante àquela que atingiu o Acre, nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, quando, em Rio Branco, foram registradas temperaturas, entre 7 e 9ºC.

 

Por Davi Friale.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.