24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Com apoio do governo, Dnit pretende lançar edital de recuperação da BR-364

Por

- Publicidade -

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta segunda-feira, 20, a visita do supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Thiago Caetano, que informou que após os esforços do governo e o trabalho de análise do departamento sendo finalizado, a expectativa agora é de que o edital de recuperação da BR-364 entre Sena Madureira e o Rio Liberdade (Tarauacá) para este ano seja lançado no próximo mês.

Em maio deste ano, o governador havia garantido junto ao Dnit a liberação de R$ 230 milhões para a recuperação da BR-364 nesse trecho por meio do Programa de Contratação, Restauração e Manutenção por Resultados (Crema). Com isso, a trafegabilidade da estrada continuará, garantindo a integração do Acre.

O programa Crema será capaz de assegurar a manutenção das boas condições da rodovia por um prazo que pode ser superior a dois anos. No primeiro ano de contrato, as empresas devem realizar intervenções no pavimento da pista e acostamentos, além da recuperação da sinalização horizontal.

Nos anos seguintes, elas continuam responsáveis pela manutenção da via, incluindo serviços de remendos, selagem de trincas e a conservação rotineira da faixa de domínio.

Caetano ainda informou que o Dnit tem conseguido avançar também no projeto de reconstrução total da BR-364 nesse mesmo trecho. “Temos trabalhado arduamente para tentar providenciar o mais rápido possível a recuperação da rodovia. E para o fim do ano estamos acelerando esse projeto de reconstrução”, disse.

O governador Tião Viana tem lutado incansavelmente pela manutenção da BR-364 e a integração do Acre. Só em maio de 2015, ele buscou ajuda diretamente com a presidente Dilma Rousseff e o Ministério dos Transportes, conseguindo a liberação imediata de R$ 78 milhões para a obra de recuperação emergencial nos trechos mais críticos, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. As ordens de serviço foram assinadas no fim de agosto de 2015.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar