23.5 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Fórum de Engenharia homenageia o prefeito Marcus Alexandre

Por

- Publicidade -

A Federação Nacional dos Engenheiros homenageou na noite desta terça-feira o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre com o Prêmio Excelência em Gestão de Cidades. A homenagem foi feita durante a solenidade de abertura do Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, no Teatro da Universidade Federal do Acre.

O evento contou com a participação de estudantes, professores e profissionais da área de Engenharia. Na ocasião, representando o Governo do Estado, estava o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus. Presentes também a vereadora Rose Costa, o Presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, a vice- presidente da CVau-AC, Laís Mederiso, o reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Kinpara, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre (SENGE), Sebastião Fonseca, e o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Campos.

Ao entregar o Prêmio ao prefeito Marcus Alexandre, o Presidente da FNE, Murilo Pinheiro, destacou a atuação do gestor da capital do Acre. “Marcus Alexandre é um exemplo de estadista. Prova disso é a incansável luta na busca de soluções para melhorar a vida na cidade. Cada vez que visitamos Rio Branco nos surpreendemos com o resultado da gestão na cidade. Sentimo-nos honrados com o trabalho feito pelo engenheiro-prefeito, Marcus Alexandre”.

O prefeito de Rio Branco dedicou a homenagem a todos que colaboram para a gestão no município. “Lá em Cruzeiro do Sul, vencemos o desafio de, numa região de abalos sísmicos, realizar uma obra capaz de vencer a extensão do Rio Juruá, e alta o suficiente para permitir a passagem do Navio Hospital que atende a Região. Foi considerando todas essas condições que àquela ocasião, ainda no Deracre, foi pensado o projeto da Ponte sobre o Rio Juruá. Aqui na capital, desde o início de nossa gestão enfrentamos situações adversas como a grande cheia do Rio Acre no ano de 2015. Com a Cidade do Povo tiramos milhares de famílias das áreas alagadiças. Os desafios ainda são muitos, esperamos que a engenharia continue nos ajudando a encontrar soluções”.

Além de Marcus Alexandre também receberam homenagem o craque do futebol acreano, Eduardo Rodrigues da Silva Filho, o Dadão, o governador Tião Viana, e o reitor da UFAC, Minoru Kinpara. Minoru falou sobre a importância da iniciativa de buscar soluções para o desenvolvimento. “Muitas dessas soluções passam pela ciência, pela tecnologia, pela inovação” disse Kinpara.

Realizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre (SENGE), o Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável tem o objetivo de atualizar informações e propor soluções para os problemas urbanos pertinentes à engenharia. Entre os temas abordados, Mobilidade, a utilização do Bambu e o Rio Acre. “Uma das estratégias foi o estudo das cheias e vazantes do Rio Acre. O trabalho registrado em documentário audiovisual foi exibido na abertura Fórum. O relatório final será divulgado no decorrer da programação do evento”, explicou o presidente do SENGE, Sebastião Fonseca.

Além de apresentar resultados dos estudos realizados por pesquisadores e profissionais da Engenharia, o Fórum dá oportunidade à divulgação dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Uma das novidades foi o protótipo apresentado pelo aluno Cássio Soreano, do 6º período de Engenharia Elétrica da UFAC. “Nós desenvolvemos uma esteira automática para seleção de materiais recicláveis. Um equipamento que pode ser útil, ao setor público e também instalado em áreas particulares como condomínio. Assim, o processo de seleção dos resíduos que hoje é manual, será feito por uma máquina” explicou o estudante.

 

Da Assessoria.

- Publicidade -
Copiar