24.1 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Homicídios crescem 25% no Juruá entre janeiro e junho de 2016, informa PM

Por

- Publicidade -

Entre os meses de janeiro e junho houve um aumento considerado no número de homicídios registrados em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre. No geral, o acréscimo é de quase 25% quando comparado o mesmo período de 2015. No ano passado, apenas quatro mortes foram registradas.

Segundo explicou o major Moura, comandante do 6°Batalhão de Policia Militar, os dados preocupam, mas se comparado aos registros de cinco anos atrás, houve uma redução. Em 2010, o município registrou 41 assassinatos violentos. Já em 2015, o ano fechou com apenas dez casos.

“Nos primeiros cinco meses do ano, tivemos um homicídio a mais. Não consideramos um número alto, sendo que durante todo o ano tivemos 10 homicídios, e aguardamos até o final do ano para fazer essa avaliação. Vale ressaltar que durante os últimos cinco anos tivemos uma grande redução, saindo de 41 homicídios anuais para dez”, relatou o comandante em entrevista à TV Juruá.

Na sua grande maioria, os crimes foram praticados por jovens do sexo masculino, com idades que variam de 18 a 30 anos, e que residem em bairros periféricos, comunidades carentes. O uso de arma branca como facas, por exemplo, também está presente em quase 90% casos.

Hoje, a polícia militar dispõe de um efetivo de 309 homens, e cerca de 50, estão sendo empregados no policiamento ostensivo nos bairros, diariamente. Segundo o comandante, até o momento, apenas um caso de assassinato ainda não foi esclarecido.

- Publicidade -
Copiar