30 C
Juruá
sexta-feira, maio 17, 2024

Jovem Katukina grava CD com versão de músicas tradicionais em violão

Por

- Publicidade -
Piña2
Marcos Vaná, Odair Pinã e Amaral Panã

 

O jovem katukina Odair Silva Piña, 24, gravou em Florianópolis-SC um CD com treze canções tradicionais de seu povo adaptadas para violão, e mais uma canção de sua autoria em português. Pinã vive na aldeia Varinawa na TI Katukina do Rio Campinas, BR 364, Cruzeiro do Sul-AC.

O incentivo para a gravação do CD surgiu do outro lado do país, a partir de uma parceria com pessoais interessadas na cultura indígena.

Piña3A gravação aconteceu em abril em um estúdio particular, e o lançamento do CD deverá acontecer em Florianópolis mesmo, a partir de agosto.

O músico também aguarda a impressão das capas para iniciar a distribuição comercial dos CDs.

Pinã diz que os CDs foram distribuídos entre alguns membros da comunidade, para que pudessem avaliar o trabalho, já que se tratam de canções tradicionais.

Sobre os KatukinasPiña4

O Povo katukina conta hoje de 846 pessoas, são formados por seis diferentes clãs: Kamanawa (Onça), Varinawa(Sol), Numanawa (Juriti), Waninawa (Pupunha), Satanawa (Lontra) e Neianawa (Céu).

Distribuídas nas aldeias Campinas (kamanawa), Waninawa, Varinawa, Samaúma, Satanawa, Masheyá, e Bananeira.

Os katukinas foram bastante impactados em seu modo de vida original pela construção da BR 364, mas vem buscando afirmar sua cultura e identidade em diálogo com a sociedade envolvente.

Possuem práticas tradicionais que despertam o interesse do não-índio, como por exemplo o kambô e a ayahuasca (oni).

 

Confira o vídeo: 

- Publicidade -
Copiar