23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Maior programa habitacional do Acre abriga mais de três mil famílias

Por

- Publicidade -

Quando foi desenhado o projeto habitacional da Cidade do Povo, em Rio Branco, o governo do Acre idealizou para as famílias que passariam a residir no local um ambiente munido de toda a infraestrutura necessária que viesse a proporcionar uma vida agradável e de qualidade aos milhares de pessoas.

Desde o início da Cidade do Povo, 3.003 casas já foram entregues à população de baixa renda que morava em áreas de risco ou alagadiças. Quando estiver com todas as unidades habitacionais prontas, o empreendimento deverá abrigar mais de 50 mil pessoas.

A habitação no Acre tem se tornado referência e mudado vidas a cada entrega de uma nova casa. A maioria dos beneficiados pelos programas de habitação sofria com a enchente do Rio Acre e hoje desfruta uma moradia digna em um local com toda a infraestrutura necessária.

 

Saúde

Saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Pensando assim, as políticas públicas de governo levaram um conjunto de ações na área de saúde a milhares de famílias que residem na Cidade do Povo e nos bairros do entorno.

Médicos, técnicos de enfermagem, de radiologia e farmácia, estão diariamente atendendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto habitacional. A unidade de saúde funciona sete dias por semana e soluciona 100% dos casos das pessoas que buscam atendimento – em torno de 150 por dia e 4,5 mil mensalmente.

“Trabalhar na Cidade do Povo é um desafio para qualquer profissional. Encontramos pessoas com as mais diferentes necessidades, até mesmo aquelas que só precisam de atenção e carinho. Como seres humanos, temos crescido muito atuando aqui”, destacou Naira Giglioly Barbosa, diretora da UPA.

 

Educação

O empreendimento está munido de três escolas – uma de ensino médio e duas de ensino fundamental – e uma creche. Até o fim de 2016, a previsão é para inaugurar o Centro de Educação Profissional, a Escola de Hospitalidade e Gastronomia, além de duas escolas de ensino infantil e uma creche.

O investimento do governo na educação na Cidade do Povo irá ultrapassar os R$ 7 milhões. Somente em escolas estaduais, chegará a 13 unidades até a conclusão do conjunto habitacional, além de uma escola militar do Corpo de Bombeiros programada para 2017.

“O que torna nossa escola especial é o comprometimento da comunidade escolar em oferecer uma educação de qualidade. Já frequentei outras escolas, mas é na Raimunda Pará que quero concluir o ensino médio. Aqui sou feliz”, observou Janderson Oliveira, aluno do primeiro ano do ensino médio e morador do bairro Belo Jardim II.

 

Infraestrutura

Investimentos em obras de infraestrutura, saneamento básico, tratamento de água e de esgoto têm proporcionado bem-estar aos moradores. Os investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança pública e infraestrutura têm feito do conjunto um local agradável para morar.

A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), já concluiu a pavimentação, drenagem e redes de água e esgoto. Uma ação conjunta dos governos estadual e municipal permitiu a construção do terminal de integração da Cidade do Povo.

Esta iniciativa vai beneficiar também os usuários de transporte coletivo dos bairros Santa Cecília, Dom Moacyr, Polo Belo Jardim e Liberdade. O terminal contará com 17 ônibus diários.

“A Cidade do Povo é um lugar diferenciado. A cada obra que entregamos, percebemos nos rostos dos moradores a alegria por estarem tendo a oportunidade de mudar e melhorar de vida, o que para muitos antes era inviável”, destaca a secretária-adjunta da Seop, Adla Ferreira.

 

Da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar