Rio Branco, Acre, 27 de janeiro de 2021

Prefeitura de Rio Branco leva saúde e cidadania aos locais mais distantes da capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

“Eu moro aqui no quilômetro 97 da Estrada Transacreana e tenho 6 filhos. Para levar todos para consultar e vacinar na cidade fica caro e muito difícil. Esse Programa Prefeitura na Comunidade, que traz médicos para perto da casa da gente é maravilhoso. Agora de manhã já consultei quatro filhos, vacinei, me consultei e vou levando todos os remédios para casa”. A declaração é da agricultora Elivanda Pereira, que aproveitou os serviços oferecidos pela Prefeitura de Rio Branco, nesta sexta-feira, na Escola Major João Câncio, comunidade Itamaraty II, no quilômetro 80 da Estrada Transacreana, onde cerca de 4.200 pessoas foram atendidas.

Jaqueline Silva, do quilômetro 80 da Estrada, também levou o filho de 5 meses para vacinar e fazer consulta. “Agora já posso ir para casa fazer almoço e as coisas de casa. Se fosse para a cidade levaria o dia inteiro, indo, fazendo as consulta e voltando para casa quase de noite”.

Dez médicos atenderam os moradores do Itamaraty, Oriente e outras comunidades da Transacreana e do Riozinho do Rôla. Além das consultas médicas e entrega de medicamentos, houve vacinação, exames de PCCU – que detecta câncer de colo de útero, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. A vacina contra a gripe H1N1, também foi oferecida a comunidade rural.

Foi justamente para garantir serviços de saúde e cidadania para as pessoas perto da casa delas, na zona rural, que o prefeito Marcus Alexandre, criou no início de sua gestão, em 2013, o projeto Prefeitura da Comunidade.

O programa proporciona atendimento médico, odontológico, vacinas, testes rápidos, cadastramento e atualização do Bolsa Família, Roda de Conversa com a Comunidade, campanhas educativas como a Rio Branco Sem Racismo, palestras sobre gravidez na adolescência, e outros temas, feira de produtos orgânicos, recreação, atividades de esporte lazer e ainda leva o forró do Senadinho.

“Nós temos que trazer para as comunidades mais distantes, os serviços que estão disponíveis na cidade, de forma a facilitar a vida das pessoas. Como diz o slogan de nossa gestão, com você no dia a dia”, explica o prefeito Marcus Alexandre.

 

Até 12 mil pessoas atendidas em um dia

Esta foi a terceira edição deste ano do Programa Prefeitura na Comunidade. A primeira foi realizada na Estrada do Quixadá, a segunda do Ramal Itucumã, na Estrada de Senador Guiomard, e desta vez foram beneficiados os moradores da região da Transacreana.

O secretário de Articulação Comunitária e Social, Manoel Lima, diz que a média de atendimento por edição do programa é de mais de 5 mil pessoas. “Já atendemos de 3 a 12 mil pessoas com os mais variados serviços. Geralmente são atendidas famílias inteiras”, cita.

 

Esporte, Lazer e embelezamento

Jogo de futebol, atividades de recreação como pintura para as crianças e o forró do Senadinho são atividades levadas para as comunidades nas edições do Programa Prefeitura na Comunidade. Corte de cabelo para crianças, homens e mulheres, também são bastante disputados.

O agricultor Fernando Ferraz aproveitou a ação que estava sendo realizada na Escola João Câncio para cortar o cabelo de graça. “Ir para a cidade cortar o cabelo fica muito caro. Não perdi essa oportunidade”.

 

Parceiros

Várias secretarias municipais, como a de Articulação Comunitária e Social (SEMACS), de Saúde (SEMSA), de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária (COMTES), secretaria Adjunta da Mulher (SEMAM), secretaria de Educação (SEME), de Esporte e Lazer (SEMEL), Fundação Garibaldi Brasil (FGB), e outras atuam diretamente nas edições do programa Prefeitura na Comunidade.

E o prefeito Marcus Alexandre faz questão de ressaltar que o programa Prefeitura é realizado graças à parceria com vários órgãos, como o governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público. É com esses parceiros que a prefeitura realiza junto com a comunidade, as mediações de conflitos e nas Rodas de Conversa.

Nas Rodas de Conversa, problemas como falta de segurança, demandas por serviços como mecanização agrícola são apresentados às autoridades municipais e estaduais. O resultado, segundo o vice-presidente da Associação de Moradores e Produtores do Itamaraty, professor Valter Costa, “é sempre positivo. Dessas Rodas de Conversa já conseguimos resolver várias questões. A prefeitura trouxe as autoridades de segurança e agora temos constantes rondas da Policia Militar. Também temos nossas terras mecanizadas pela prefeitura por meio da secretaria de Agricultura e Floresta – SAFRA. O programa Prefeitura na Comunidade fez uma grande diferença na nossa vida”.

 

Da Assessoria – Asscom

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.