26.4 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Sisu 2016 divulga resultado do meio do ano

Por

- Publicidade -

A primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2016 foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6) na página do programa . A consulta pode ser feita filtrando a nome da instituição, o campus, o curso e o turno. Também é possível consultar o boletim individual, mediante senha e o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.

Entre os dias 10 e 14 de junho, os selecionados terão de fazer a matrícula na instituição de ensino. Quem não foi convocado pode aderir à lista espera a partir desta segunda até o dia 17 de junho. Os integrantes dessa lista que vierem a ser selecionados devem fazer a matrícula no dia 23 de junho.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta edição oferece 56.422 vagas em 65 instituições. A inscrição podia ser feita somente pelos estudantes que participaram do Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não fosse zero.

Entenda o Sisu
O Sisu é o meio utilizado pelo Ministério da Educação para selecionar novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Há ainda instituições estaduais e municipais que aderem ao processo. O sistema usa as notas do Enem para determinar quais candidatos terão direito às vagas.

Como o Sisu calcula nota de corte?
Durante o prazo de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso uma vez por dia. O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até esse fechamento, o candidato pode optar por mudar de cursos ou universidades.

Sisu e Prouni: qual a diferença?
O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Por meio dele dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem.

O Enem também é usado em outras ações do MEC, como o Fies e o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

Por portal G1.

- Publicidade -
Copiar