24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Troca da bandeira marca comemoração dos 54 anos do Estado do Acre

Por

- Publicidade -

A solenidade de troca da bandeira acreana do mastro do Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15.

O ato marcou a comemoração dos 54 anos do Estado do Acre. A vice-governadora Nazareth Araújo representou o governo do Estado na solenidade realizada pelas forças militares estaduais.

“A troca da bandeira representa a renovação das nossas esperanças, das nossas forças, para continuar honrando tantas pessoas que se dedicaram na conquista do território do Acre, na elevação do território a Estado e no progresso da nossa população”, disse a vice-governadora Nazareth Araújo, que é filha do primeiro governador eleito do Estado do Acre, José Augusto de Araújo.

Até 15 de junho de 1962, o Acre era Território Federal, dependente integralmente dos comandos da União. Foi anexado ao Brasil, por meio do Tratado de Petrópolis, após longa batalha militar contra a Bolívia. Para elevar o território à categoria de Estado, houve um movimento conhecido como autonomista. José Guiomard dos Santos é reconhecido como líder desse movimento.

José Guiomard dos Santos, então deputado federal, foi o autor do projeto de lei que elevou o Acre à categoria de Estado. “A troca da bandeira e a comemoração do aniversário do Estado do Acre são sempre um momento de lembrar da luta do meu avô e de todos aqueles que batalharam pelo Acre, desde o combate para que este território fosse brasileiro até outras conquistas alcançadas ao longo desses mais de 100 anos de história”, disse Lauro Santos, neto de José Guiomard dos Santos.

 

Da Agência de Notícias do Acre

- Publicidade -
Copiar