26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

TRT pode fechar em agosto por falta de recursos

Por

- Publicidade -

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AC), tribunal trabalhista responsável por julgamentos de recursos de ações de trabalhadores da região, pode fechar suas portas a partir do mês de agosto devido a falta de recursos. Cerca de 800 milhões foram cortados só do orçamento deste ano.

A informação foi transmitida na manhã de  desta sexta-feira (17) pelo Desembargador do trabalho, Francisco Cruz na frente da sede da Justiça do Trabalho.

De acordo com o Desembargador, o tribunal do Trabalho já não tem recursos suficientes para prestar seus serviços à  sociedade ate o final do ano. A explicação é que houve um corte de mais ou menos 800 milhões no orçamento, principalmente na área de investimento  onde o corte chegou à 90%. Nas demais áreas houve cortes variados como na área de custeio 30%, capacitação 50% e manutenção do processo judicial eletrônico 70%.

“Hoje 100% dos processos na justiça do trabalho são sobre a plataforma eletrônica, então está pondo em risco até a manutenção dos processos judiciais eletrônicos, pois não tem mais recursos para aperfeiçoamento e manutenção”, disse Francisco Cruz.

Ele ainda ressalta que todos os remanejamentos e reduções possíveis já foram feitos para tentar adequar o orçamento com o desenvolvimento das atividades, incluindo a redução no horário de atendimento para economizar, energia, água, telefone, gastos com material, diárias e deslocamentos.

“Nos já fizemos reduções no horário de trabalho e até deixamos de continuar projetos como a exemplo a construção da Vara do Trabalho de Plácido de Castro, havia uma adoração de 1.250.000,00, teve corte de 90% e ficamos apenas com 125 mil. No total houve um corte de quase 800 milhões no orçamento geral que seria destinado para o Tribunal este ano e sem este dinheiro, não há como continuar, o jeito é  parar, talvez a partir do final do mês de agosto”. Desabafou o desembargador.

- Publicidade -
Copiar