Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

Morre, aos 88 anos, o pioneiro das lutas dos seringueiros no Juruá, Antônio de Paula

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Antonio de Paula

Antônio de Paula, 88 anos, foi pioneiro da luta de seringueiros e ribeirinhos no Juruá

Faleceu no final da tarde desta quinta feira o sr. Antônio de Paula, 88. Veterano das lutas dos seringueiros do Alto Juruá, Antônio de Paula foi um dos pioneiros das lutas sócio-ambientais na região. Contemporâneo de Chico Mendes, membro do Conselho Nacional dos Seringueiros, esteve presente na luta pelo reconhecimento dos direitos de seringueiros e ribeirinhos que culminou com a criação do primeira unidade de conservação no modelo de reserva extrativista, a RESEX do Alto Juruá e foi presidente da ASAREAJ – associação que à sua época representava os extrativistas do Alto Juruá, através da qual ajudou a implantar um modelo de saúde adequado à realidade dos povos da floresta

Atualmente lutava pela preservação dos rios e igarapés da região através da ONG Amigo das Águas do Juruá, da qual era o presidente.

Cearense de nascimento, dono de uma das mais vastas e ricas biografias da região, mesmo aos 88 ainda era ainda uma voz ativa das populações extrativistas e ribeirinhas, unindo a luta social e sindical à ambiental. Sua prodigiosa memória era um importante arquivo do conhecimento empírico dos povos da floresta.

Segundo familiares, Antônio de Paula não apresentava nenhum sinal de complicações de saúde. Pelo contrário, fez ainda nesta quinta, as suas tradicionais e longas caminhadas pelos bairros centrais de Cruzeiro do Sul. Sentiu-se mal no final da tarde e foi encaminhado por um filho ao Hospital Regional do Juruá vindo a falecer, segundo informações preliminares, por um AVC por volta das cinco horas da tarde.

O velório está sendo realizado na manhã desta sexta-feira na câmara de vereadores.

 

 

 

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.