Rio Branco, Acre, 30 de outubro de 2020

César Messias declara voto em Erundina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O deputado federal Cesar Messias (PSB-AC) usou sua página do facebook para declarar o voto em Luíza Erundina (PSOL-SP) para a presidência da Câmara.

A declaração de César ocorre em um momento em que a militância de esquerda faz duras críticas à decisão do PT em apoiar o candidato Marcelo Castro do PMDB à presidência, decisão que obteve o apoio de parlamentares do PCdoB e do PDT.

César declarou o voto após a desistência do candidato de seu partido, Julio Delgado, do PSB em concorrer à presidência da casa.

Vale destacar que Julio Delgado votou favoravelmente ao impeachmeant e que o PSB, a nível nacional, fez oposição ao governo Dilma, mas mantém-se fora também, do governo interino de Michel Temer. No Acre, contudo, o PSB faz parte da Frente Popular onde é aliado de PT e PCdoB.

Contudo, mesmo lideranças historicamente ligadas ao PT têm criticado duramente a aproximação com o PMDB e mesmo DEM. As críticas partiram, por exemplo de Breno Altman, jornalista do Opera Mundi com fortes ligações com o PT. Em seu artigo ‘PT e PCdoB voltam a brincar com fogo‘, o jornalista classificou como ‘cretinismo parlamentar’, as intenções de apoio ao candidato do DEM, correndo riscos de perder totalmente o apoio popular nas ruas.

Guilherme Boulos, colunista da Folha de S. Paulo ligado ao MST classificou como injustificável o apoio ao PMDB em um momento em que não há mais ‘governabilidade’ a ser defendida pelo PT, exceto, a de Michel Temer e defendeu o voto em Luíza Erundina.

Já Luíza Erundina foi apontada pelo jornal El País como uma das raras parlamentares que não tem seu nome envolvido em esquemas de corrupção e tem despontado como uma nova liderança entre as forças de esquerda.

Erundina saiu recentemente do PSB para o PSOL, na qualidade de ‘filiação democrática’, já que está encampando a criação de um novo partido, o Raiz, partido que tem como principal bandeira, o ecossocialismo.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.