Rio Branco, Acre, 26 de outubro de 2020

Dnit realiza audiência pública sobre restauração da BR-364

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou nesta quinta-feira, 14, audiência pública sobre o projeto de restauração e manutenção da BR-364, do quilômetro 274 ao 684, que compreende o trecho entre a ponte sobre o Rio Purus, em Sena Madureira, e a ponte sobre o Rio Liberdade, em Cruzeiro do Sul. A audiência pública é um requisito legal para que possa ser feita a licitação dos seis lotes em que foi dividido o trecho a ser recuperado.

Estiveram presentes o representante do governo do Estado, Itamar de Sá, o superintendente regional (AC/RO) do Dnit, Sérgio Augusto Mamanny, o membro da Comissão técnica de análise do Contrato de Restauração e Manutenção (Crema), Thiago Rodrigues Caetano, o diretor-presidente do Deracre, Cristovam Moura, parlamentares, promotores e membros da sociedade cruzeirense.

Para mostrar o projeto de restauração, foi feita uma apresentação de slides na qual foram apontadas as soluções previstas, entre elas a reciclagem com adição de brita, já que a técnica do solo cimento não é adequada para a região, o aterro das erosões que se verificam em 90 pontos ao longo do trecho e o enroncamento, que é o lançamento de pedra sobre a pista a fim de manter o tráfego mesmo durante o período chuvoso.

A restauração da rodovia terá duração de aproximadamente seis meses, com o custo final de R$ 298 milhões, além do benefício direto com a recuperação da rodovia. Ele apontou como estimulante o movimento que a região terá com o investimento, que vai movimentar o comércio e outros setores da economia local.

Segundo Thiago Caetano, embora exista incredulidade por parte de algumas pessoas, o Dnit está otimista, apesar da situação orçamentária do país. “Fizemos este projeto o mais rápido possível e o aprovamos em dez dias. Está sendo impresso, e na semana que vem vamos encaminhar para a procuradoria. A expectativa é de cumprir o prazo legal de 15 dias úteis a partir desta audiência. Então, a probabilidade é de que na primeira quinzena de agosto o edital seja lançado, com possibilidade de as obras se efetivarem a partir de meados de setembro ou outubro”, explicou.

O Governo do Estado do Acre conseguiu, através do DNIT a liberação dos 230 milhões de reais que já havia sido garantido pela presidente eleita Dilma Roussef.

Segundo informações da assessoria do governo seis empresas irão trabalhar a partir de agosto em seis lotes entre os municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.