Rio Branco, Acre, 21 de setembro de 2020

Governo entrega micro-ônibus e barcos para a Educação Rural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Tião Viana entregou nove micro-ônibus e doze barcos escolares que serão destinados aos municípios para a Educação rural (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana entregou nove micro-ônibus e doze barcos escolares que serão destinados aos municípios para a Educação Rural (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para fortalecer e garantir dignidade, mobilidade e transporte aos alunos e professores da educação rural no estado, o governador Tião Viana entregou na manhã desta sexta-feira, 15, nove micro-ônibus e doze barcos escolares que serão destinados aos municípios. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

O ato, realizado em frente ao Palácio Rio Branco, teve a presença do deputado estadual Daniel Zen, dos deputados federais Raimundo Angelim e Léo de Brito e dos secretários de Estado de Educação, Marco Brandão, e Adjunto Moisés Diniz, além de coordenadores da rede de ensino.

“Ao todo, já são 101 ônibus escolares e 80 barcos entregues desde 2011. São mais de cem escolas em reforma e queremos o alcance de 100% de reformas nas escolas públicas do Acre. Em 1999 éramos o último estado do Brasil e hoje somos o terceiro lugar na Educação Brasileira, segundo o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, contou Tião Viana.

O secretário de Educação, Marco Brandão, destacou os esforços do governo para levar dignidade para os alunos e profissionais. “Esses equipamentos vão atender a zona rural do estado. A entrega garante a dignidade da saída da casa dos alunos ao destino final e a garantia do direito básico a educação pública”, pontuou o gestor.

Moisés Diniz disse que o ato de entrega dos equipamentos vai além de uma ação governamental. “É um abraço às pessoas. É o atendimento às crianças que sem esses ônibus nos ramais teriam que andar oito ou dez quilômetros para chegar à escola. Esses barcos são para atender os alunos das cabeceiras dos rios, para que nenhum se sinta desmotivado a abandonar os estudos em razão das dificuldades impostas nessas localidades”, destacou.

Pagamento do VDP aos servidores

O governador também deu destaque ao empenho do Estado para honrar seu compromisso com os educadores do Acre oportunizando a garantia de R$ 30 milhões para o pagamento do prêmio de Valorização de Desempenho Profissional (VDP), aos servidores que tiverem direito à gratificação.

“Nenhum estado brasileiro faz isso neste período de crise. Isso é a demonstração de zelo, da humanização das relações. Essa é a nossa agenda de compromisso com a educação do futuro, pois a educação não se encerra na sala de aula, mas com a formação de uma família independente com condições de vida adequada e dignidade”, afirma Tião Viana.

O VDP é pago anualmente aos servidores como parte de uma política de valorização do trabalhador em Educação. O Acre é um dos poucos estados que garante esse tipo de gratificação.

O que disseram:

“Isso aqui é o compromisso de quem sabe fazer gestão pública de qualidade no meio da crise. Isso demonstra o compromisso do governo com o povo. E nós na Aleac temos orgulhos de defender as ações do governo que muito beneficiam a educação acreana”. (Daniel Zen, deputado estadual.)

Nós estamos aqui no centro urbano, mas com o pensamento na criança da cabeceira do rio, na beira das estradas, que não deixarão de frequentar a sala de aula por falta de transporte. Aqui estamos pensando naqueles que querem acesso à escola”. (Raimundo Angelim, deputado federal.)

Nós lutamos pela liberação desses recursos em Brasília, para a aquisição  desses ônibus e barcos. Recentemente visitamos escolas da zona rural e a gente vê uma nova realidade nessas localidades, os estudantes com objetivos. A gente vê que o acesso à educação tá chegando a esses lugares com dignidade”. (Léo de Brito, deputado federal.)

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.