Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

Projeto seleciona redações para concurso nacional

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O Projeto Jovem Senador, já em sua nona edição, está com as inscrições abertas até o dia 19 de agosto. Por meio de um concurso de redação, serão selecionados vinte e sete alunos de todo o Brasil para vivenciar o trabalho que é realizado pelos senadores.

No dia 14 de outubro será realizada a divulgação oficial, pelo Senado Federal, dos vencedores do concurso. E do dia 28 de novembro a 3 de dezembro, os 27 alunos finalistas participarão da edição anual do Jovem Senador, em Brasília.

A redação consiste em uma dissertação argumentativa entre 20 e 30 linhas, e para concorrer o aluno deve estar regularmente matriculado no ensino médio em uma escola pública na modalidade ensino técnico ou na modalidade educação de jovens e adultos (EJA).

Quem tiver interesse em participar deve encaminhar a redação, com a ficha de inscrição, por meio do site. Cada unidade de ensino encaminha uma redação à Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), que seleciona e envia três redações ao Senado Federal.

O aluno deve ter, no máximo, 19 anos completados até o 23 de setembro. Os 27 finalistas receberão um microcomputador portátil, um certificado de classificação e uma medalha.

O primeiro lugar na etapa nacional viajará com o secretário de Educação do seu Estado, com um dos coordenadores e com o gestor da sua escola. Os finalistas viajarão acompanhados do professor orientador, indicado na ficha de inscrição.

Em 2013, a aluna Aline da Conceição Andrade, da cidade de Cruzeiro do Sul (AC), ficou em primeiro lugar na etapa nacional. Ela estudou na escola Dom Henrique Ruth e o título da sua redação foi “Reensaiando Antigos Passos”, trabalho realizado sob a coordenação da professora Leidisséia Alves de Castro.

No ano passado, o Acre voltou a ser destaque no Projeto Jovem Senador, com a aluna Eduarda Moura Pinheiro ficando em segundo lugar na etapa nacional. Ela estudou na Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul, e o tema da sua redação foi “Superar a Indiferença para Fazer a Diferença”, sob a coordenação da professora Gessytha Azevedo Nascimento.

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