Rio Branco, Acre, 27 de setembro de 2020

Caminhar 1 hora por dia elimina riscos de estar 8 horas sentado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Divulgada pela revista The Lancet nas vésperas dos Jogos Olímpicos, que decorrem em agosto no Rio de Janeiro, a série de quatro estudos científicos conclui que foi pequeno o progresso no combate à inatividade física desde as últimas olimpíadas, há quatro anos, e hoje um quarto dos adultos e 80% dos adolescentes não cumpre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No primeiro estudo que calculou o peso econômico global da inatividade física, os pesquisadores estimam em que os custos desta epidemia – em cuidados de saúde e em perda de produtividade – sejam de pelo menos de 67,5 bilhões de dólares, o equivalente ao Produto Interno Bruto da Costa Rica em 2013.

A inatividade física está ligada a um risco maior de doença cardíaca, diabetes e alguns tipos de câncer e está associada a mais de cinco milhões de mortes por ano.

Numa análise de 16 estudos científicos que acompanharam mais de um milhão de pessoas ao longo de períodos entre dois e 18 anos, os investigadores concluíram que fazer pelo menos uma hora de atividade física por dia – como caminhar depressa ou andar de bicicleta por prazer – pode eliminar o risco acrescido de morte associado a estar sentado durante oito horas diárias.

“Tem havido muita preocupação com os riscos para a saúde associados aos atuais estilos de vida mais sedentários. A nossa mensagem é positiva: é possível reduzir – ou até eliminar – estes riscos se formos suficientemente ativos, mesmo sem ter de fazer esporte ou ir à academia”, disse o principal autor do estudo, Ulf Ekelund, da Escola Norueguesa das Ciências do Desporto e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

As recomendações da OMS apontam para um mínimo de 150 minutos de atividade física por semana para os adultos, o que fica muito abaixo dos 60 a 75 minutos diários identificados neste estudo.

 

Por Lifestyle.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.