24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Com seca, Rio Acre está a 5 cm de atingir nível histórico em Rio Branco

Por

- Publicidade -

O Rio Acre chegou a 1,55 metro nesta segunda-feira (25) em Rio Branco, de acordo com medição da Defesa Civil. A marca é apenas cinco centímetros acima do menor nível já registrado na história, de 1,50 metro em setembro de 2011.

Desde o início deste mês, quando o manancial estava com a marca de 1,92 metro no dia 1°, houve uma redução 37 centímetros no nível das águas. Segundo o major Cláudio Falcão, a previsão é que o rio chegue à marca história ainda esta semana.

“O nível tem descido em torno de três a quatro centímetros por dia, mas a média mesmo dá aproximadamente 2,5 centímetros. A previsão é de que, se nada mudar, lá para quinta-feira [28] ou, no máximo, na sexta-feira [29], ele [Rio Acre] atinja aquela cota. Estamos monitorando a questão da navegação e praias para não haver acidentes”, diz.

Seca do Rio Acre
O governador do Acre, Tião Viana, assinou um decreto de situação de emergência no último dia 7 deste mês por causa da seca do Rio Acre em Rio Branco. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e também dizia respeito a outras cidades acreanas, que também sofrem com a estiagem.

Uma das maiores preocupações é referente ao abastecimento de água na capital, realizado por meio do rio. O Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) informou que a produção de água já está 20% a menos, devido à mudança na captação, agora realizada por meio de bombas flutuantes.

O Depasa anunciou ainda que fiscalizações estão sendo feitas nos bairros para evitar o desperdício. Um técnico da Agência Nacional de Águas (ANA) esteve na cidade para verificar a situação e redigir uma nota técnica.

 

Com informações do G1.

- Publicidade -
Copiar