27 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Cruzeiro do Sul registra aumento de 25% em casos de malária

Por

- Publicidade -

Os casos de malária em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, tiveram um aumento de 25% entre 1º de janeiro e 15 de julho deste ano, em comparação com o registrado no mesmo período do ano passado. Dados da Gerência de Endemias apontam 6.837 casos em 2015 contra 8.568 em 2016.

O gerente de endemias, Hélio Cameli, diz que a maioria dos casos está na zona rural. Já na zona urbana, os bairros Aeroporto Velho, Tiro ao Alvo e Miritizal são os locais de maior incidência da doença.

“Nossas ações estão se intensificando nos bairros de maior incidência da doença. Este período é sazonal, nosso clima é propício à proliferação do mosquito. As pessoas devem ter mais atenção ao tratamento, muitas rejeitam e acabam sendo fonte de infestação do mosquito transmissor”, enfatiza Cameli.

O gerente salienta que é preciso colaboração da população para conter o avanço da doença. “Orientamos as pessoas que ao sentirem os primeiros sintomas procurem os postos de saúde mais próximos de suas residências, tomem a medicação completa e aceitem a borrifação intradomiciliar que é a ferramenta mais importante para o controle da doença. Muitas vezes os proprietários das residências rejeitam o serviço que é oferecido gratuitamente”, afirma.

O policial civil Jardson Negreiros, de 40 anos, reside no bairro Nossa Senhora das Graças e faz parte das estatísticas.

“Fui diagnosticado com a malária no dia 17 de julho. Senti muita febre e dor pelo corpo. Fui ao hospital e lá foi confirmado que eu estava com a malária. Esta foi a primeira vez que peguei a doença. Ainda não sei direito onde foi infectado. Estive reuniões em comunidades rurais, mas depois que peguei a doença, outros dois vizinhos meus também pegaram. Pode ser que tenha sido contaminado em minha própria casa”, conta.

Atualmente cerca de 35 postos espalhados pela cidade  fazem a coleta de sangue e diagnóstico da doença e segundo o gerente de endemias, aproximadamente 100 homens atuam diariamente no combate a malária.

Malária
A malária é uma doença infecciosa transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles infectada pelo Plasmodium. Os principais sintomas são: febre alta, calafrios, tremores, suor e dor de cabeça. Atualmente, não existem vacinas disponíveis. O tratamento é simples e eficaz, mas, se a doença não for tratada, ela pode matar.

- Publicidade -
Copiar