23.6 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Idaf e Fundepec: parceria garante avanços na pecuária do Acre

Por

- Publicidade -

O sucesso da política de sanidade animal desenvolvido pelo governo do Acre se reflete no reconhecimento internacional alcançado ao longo dos últimos anos. Como exemplos, é possível citar o status de zona livre de febre aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal há 11 anos, e, mais recentemente, em maio deste ano, quando a mesma entidade reconheceu o estado como zona livre da peste suína clássica.

Alcídes Teixeira, presidente do Fundepec (C), recebe cópia do certificado de zona livre de peste suína clássica (foto: Vinicius Charife/Idaf)

Responsável pela política de defesa animal, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) celebra o excelente momento vivido pelos produtores rurais que investem na criação de animais, seja de gado, de suínos ou de aves.

Os bons índices alcançados são resultado das parcerias que o governo tem feito com o setor privado. O recorde registrado na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em maio deste ano, quando o estado alcançou 99,12% do rebanho imunizado, mostra como poder público e pecuaristas têm dado as mãos para promover o fortalecimento da pecuária.

Uma das principais parcerias para que o gado criado no estado seja considerado um dos melhores do país vem do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec).

Além da parceria durante a campanha de vacinação, que garante a logística para que as equipes de vacinadores cheguem às propriedades mais distantes, o fundo arca com os custos de 20 colaboradores do Idaf em 14 municípios. Outra parceria importante foi a informatização do sistema de acesso aos serviços do instituto. Atualmente, o produtor rural retira a Guia de Trânsito Animal (GTA) de forma eletrônica, sem a necessidade de comparecimento a um escritório do órgão.

Acre deve implantar declaração online de vacina contra a aftosa

Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf, visitou o presidente do Fundepec, Alcídes Teixeira, para agradecer a parceria e celebrar as conquistas no setor.

“A gente só tem a agradecer ao Fundo pelo importante apoio que nos tem dado. Hoje, o Fundepec é o grande parceiro responsável pela qualidade do rebanho bovino que temos no estado”, garante Queiróz.

Durante a visita, as duas instituições já asseguraram mais uma parceria importante para o setor pecuário, com o projeto de implantação da declaração online de vacinação. “O Acre vai ser o terceiro estado a implantar esse serviço. Mais uma vez o produtor rural vai ser parceiro do Idaf”, afirma Teixeira.

O rebanho bovino no estado está estimado em mais de 2,8 milhões de animais, o que coloca o Acre na 14ª posição do país.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar