23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Operação de combate ao desmatamento autua infratores

Por

- Publicidade -

Uma operação Integrada de combate aos incêndios e desmatamento durante o período de seca foi realizada no último domingo (24), por órgãos estaduais. Durante a ação da força-tarefa, sete notificações por infrações ambientais, como desmatamento e queima, foram emitidas.

Participaram da ação técnicos da Defesa Civil e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), agentes de segurança do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e militares do Batalhão de Policiamento Ambiental. O Helicóptero Hárpia 01 atuou em apoio nas ações fiscalizatórias em Rio Branco, Bonal e Acrelândia.

A ação faz parte das medidas tomadas no Estado para a redução das queimadas e desmatamento na região, através do monitoramento das queimadas urbanas e incêndios florestais através da Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) e demais órgãos ambientais. A prevenção, combate e controle têm sido intensificado principalmente no período de estiagem.

Os crimes ambientais estão sendo fiscalizados, e os responsáveis, autuados, como previsto em lei. Operações de fiscalização e repressão são realizadas em todo o estado diariamente pelo Imac, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o Ciopaer.

Evite queimadas

A baixa umidade relativa do ar, a falta de chuva e as altas temperaturas vêm contribuindo para o aumento do número de incêndios florestais. Com a vegetação seca, fica muito vulnerável à propagação do fogo. Pequenos focos não controlados podem se alastrar rapidamente e oferecer risco à segurança de residências, empresas, propriedades rurais e até estradas, devido à diminuição da visibilidade em função da fumaça.

Para evitar incêndios indesejados, fique atento:

– Não queime lixo nas proximidades de vegetação seca;

– Não jogue baganas de cigarro às margens de rodovias, pois podem estar acesos;

– Não faça queimadas para limpar terrenos;

– Ao perceber um foco de incêndio se alastrando, ligue imediatamente para 193;

Estiagem e seca

Na capital, a escassez de chuva tem contribuído para a baixa histórica do Rio Acre, que atingiu a marca de 1,55 metro, na manhã desta segunda-feira (25). O rio, que abastece nove municípios acreanos, está com seu processo de vazão acelerado, em decorrência da forte seca que afeta o Estado.

A ausência de chuva em todo o estado, diagnosticada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), agrava ainda mais a situação da seca no Rio Acre, que já se configura como a maior dos últimos 40 anos.

A baixa umidade do ar e o aumento da temperatura influenciam diretamente na evaporação dos corpos de calor, o que gera uma queda brusca do nível dos rios acreanos. Fator que eleva a preocupação com as queimadas urbanas e incêndios florestais, que em decorrência da seca aumentam e ganham proporções maiores.

Abastecimento

Para garantir a produção e o abastecimento em Rio Branco, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) abriu um novo acesso de captação do Rio Acre, na Estação de Tratamento de Água (ETA I).

Na iminência de ser reconhecido pela Defesa Civil Nacional e pelo Ministério da Integração, o Decreto de Situação de Emergência da Bacia do Rio Acre – assinado pelo governador Tião Viana no início do mês – vai assegurar recursos para que o governo adote medidas necessárias para manter o abastecimento e minimizar os danos da seca.

O desperdício de água deve ser evitado e o recurso natural, utilizado de maneira racional.

- Publicidade -
Copiar