23.6 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

PF cumpre 26 mandados em Brasiléia; prefeito Everaldo Gomes (PMDB) é afastado e ex-prefeito, preso

Por

- Publicidade -

Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram, nesta quinta-feira, 14, 26 ordens judiciais em Brasiléia, a 222 quilômetros de Rio Branco. Uma delas determinava o afastamento imediato do prefeito Everaldo Gomes (PMDB) da chefia do Poder Executivo.

Segundo apurações, uma verdadeira devassa foi realizada na casa de Everaldo, gestores do município e, ainda, de apoiadores e financiadores da campanha em que Everaldo foi eleito. Prestadores de serviço da prefeitura também foram alvos das diligências da PF.

Questionada, a Polícia Federal confirmou que o prefeito e mais quatro membros da equipe de secretariado estão envolvidos no esquema que praticava fraudes e desvio de recursos públicos, além de lavar dinheiro e fraudar documentos públicos. Todos estão sendo indiciados.

Ainda segundo a PF, um ex-prefeito da cidade, que não teve o nome revelado, também foi alvo da operação. Este, confirmou a Polícia Federal, teve o pedido de prisão preventiva aceito pelo Judiciário. Houve também uma séria de conduções coercitivas realizadas pelos agentes federais. Nos bastidores, comenta-se que o politico preso seria o conselheiro politico de Everaldo, Aldemir Lopes.

OPERAÇÃO
A Polícia Federal resolveu chamar a operação de “Metástase” porque as investigações se iniciaram apurando irregularidades na área de saúde da cidade. Logo depois, descobriu-se um enorme esquema espalhado por quase que toda a estrutura de governo do município.

 

Com informações de AC24horas.

- Publicidade -
Copiar