O Juruá Em Tempo

Tião Viana assina ordem de serviço para sistema de abastecimento de água da comunidade do rio Croa


O governador Tião Viana esteve na manhã desta segunda-feira para a assinatura da ordem de serviço para a construção do sistema de abastecimento de água para a comunidade do rio Croa.

A ordem de serviço no valor de 330 mil reais inclui a perfuração de 38 poços artesianos e mais a rede de abastecimento que deverão atender 44 famílias de moradores do rio Croa.

A solenidade de assinatura contou com a presença da comunidade, representada através da sua associação.

Edelson Cordovez, presidente da associação explicou que a comunidade usa a água do rio Croa para suas atividades, mas que devido ao desmatamento e ao aumento do numero de moradores, sim um sistema de saneamento, a qualidade da água vem caindo, aumentando os riscos de doenças causadas pela água. Ele também fez um apelo para que a comunidade ajude a preservar o rio.

“Temos que trabalhar pelo rio, pois isso vai significar melhoria para nós mesmos”, disse Edelson.

Tião Viana Croa
A comunidade vinha aguardando há mais de dois anos a execução do projeto, pois trata-se de uma demanda antiga dos moradores por água de qualidade.

O recurso é proveniente de convênio com o governo federal como parte do programa Água para Todos, criado durante o governo Lula e foi liberado na véspera do afastamento da presidente Dilma Roussef.

O rio mais bonito do mundo

Tião Viana reforçou o pedido no cuidado com o rio e lembrou do estado crítico do rio Acre, que está vivendo uma das maiores secas de sua história.

“Conheço muitos lugares no mundo e o rio Croa é o rio mais bonito que eu conheço. Tem que ser o rio mais bem cuidado e mais limpo do mundo também. É um dos motivos de orgulho do Acre”, disse.

A aposta do governo é que o sistema de abastecimento irá trazer mais qualidade de vida e mais saúde para os moradores. “Isso muda o perfil de saúde pública”, concluiu o governador.

A obra será executada por empresa particular da região com a supervisão do DEPASA.

Sair da versão mobile