23.5 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Treze pessoas da mesma família estão com doença de chagas no Acre

Por

- Publicidade -

Exames confirmaram a contaminação por doenças de Chagas em mais três pessoas da mesma família na cidade de Feijó, a 366 km de Rio Branco. Os pacientes estão internados desde a quinta-feira (14) no Hospital Geral da cidade junto com outros 10 familiares, segundo a direção da unidade.

A confirmação da doença foi feita pela Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) nesta segunda-feira (18). Mesmo sem o diagnóstico, todos já estavam tomando remédio para tratar a doença.

A transmissão da doença de Chagas ocorre pelas fezes do “barbeiro” depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue.

A doença pode ser ainda transmitida pelo açaí quando o barbeiro se mistura aos grãos e acaba sendo moído junto com o fruto.

Em matéria publicada pelo G1, no sábado (16), a diretora do hospital, Edicineide Souza Pinheiro, confirmou que os 13 são moradores do Seringal Miraflor, no km 60 da rodovia BR-364.

“A equipe da vigilância de lá [Feijó] está em alerta, já foi ao local  para verificar se não há mais moradores infectados. Uma equipe de Rio Branco também deve ir em breve para a comunidade”, explicou a técnica responsável pela Doença de Chagas e Leishmaniose da Sesacre, Carmelinda Gonçalves.

 

Mortes
Em março deste ano, o casal Francisco Maian da Costa, de 18 anos, e Celiana Silva, de 17, nos dias 26 e 29 de fevereiro, respectivamente,morreram após tomar açaí contaminado pelo barbeiro. A família do casal mora em uma comunidade rural da cidade de Rodrigues Alves, a 627 km da capital acrena. Inicialmente, a doença de Chagas era apenas a suspeita, sendo confirmado o diagnóstico no dia 11 de março pela Saúde do Acre.

Duas irmãs de Costa também foram diagnosticadas com a doença. A pequena Francisca Adrielly, de 12 anos, ficou internada por mais de um mês no Hospital da Criança, em Rio Branco, e ficou com uma lesão no coração, por causa da enfermidade, segundo a médica que a atendeu.

Pesquisa
Dois meses após os casos em Rodrigues Alves, a coordenação que trata sobre doença de Chagas no Acre visitou as cidades da região do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. A medida fez parte de uma campanha de prevenção e conscientização após a região registrar nove casos da doença.

Uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília também esteve no local e fez pesquisas na comunidade Nova Cíntra, onde sete casos da doença foram confirmados neste ano.

 

Com informações do G1.

- Publicidade -
Copiar