Rio Branco, Acre, 25 de novembro de 2020

Nível do Rio Acre sobe 40 centímetros em 5 dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Ainda abaixo da cota de alerta de 13,50 metros, o nível do Rio Acre em Rio Branco aumentou 40 centímetros de sexta (12) para esta quarta-feira (17), segundo o Corpo de Bombeiros.  A cota subiu de 1,32 metro para 1,72 m.

Várias chuvas no decorrer destes dias foram responsáveis pelo aumento do nível do rio na capital, segundo o major Cláudio Falcão. Chuvas fortes nos dias 7 e 9 de agosto, nas cabeceiras do rio na cidade de Assis Brasil, foram as primeiras registradas.

“Essas chuvas foram significativas, mas também tivemos uma chuva muito forte na sexta-feira passada (12). Além de chuvas isoladas na bacia do Rio Acre, que foram em pontos que quando chove faz com que o nível do rio aumente e ainda tivemos uma chuva no Riozinho do Rola”, destaca o major.

O nível do rio cresceu diariamente desde sexta-feira (12), segundo dados da Defesa Civil. No sábado, o rio registrou 1,35 metro, depois 1,40 m no domingo (14), subindo 3 centímetros na segunda (15) e mais 17 cm na terça-feira (16), dia em que o nível do rio foi de 1,60 m.

Falcão explica que este aumento não era esperado e que, mesmo com as chuvas significativas, elas ainda estão abaixo da média de chuvas para o mês. “Essa baixa alivia, é um alento, só que não é motivo para relaxamento, ainda não é o fim da estiagem”, alerta o major.

Em Sena Madureira, o Rio Iaco também apresentou um aumento de 5 centímetros de terça (16) para esta quarta-feira (17). Subindo de 80 centímetros para 85 cm, segundo o Corpo de Bombeiros.

Seca do Rio Acre
O nível do Rio Acre em Rio Branco atingiu a marca histórica de 1,34 metro no último dia 8 de agosto, mas voltou a subir e marcou 1,40 m neste domingo (14). Mesmo assim, a Defesa Civil já trabalha com a possibilidade do manancial chegar a um metro de profundidade.

Diante do problema, o governador do Acre, Tião Viana, assinou um decreto de situação de emergência, no dia 7 de julho, por causa da seca do Rio Acre em Rio Branco. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e também dizia respeito a outras cidades acreanas, que também sofrem com a estiagem.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.