Rio Branco, Acre, 23 de novembro de 2020

Acre recebe R$ 960 mil para enfrentar seca histórica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Ministério da Integração Nacional autorizou a transferência de R$ 960 mil ao Acre para ações de enfrentamento da seca histórica em sete das nove cidades que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal. O dinheiro vai custear a operação “Carro-Pipa”, que prevê a contratação de ao menos 80 caminhões para fazer o abastecimento da população.

A previsão é atender mais de 490 mil pessoas nos municípios de Acrelândia, Brasileia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri. A situação de emergência tem validade de 180 dias, esse prazo pode ser prorrogado posteriormente.

Nível sobe após chuvas inesperadas

Com a seca, o Rio Acre atingiu o nível mais baixo já registrado na história em Rio Branco, desde 1971, ano em que o manancial começou a ser monitorado. Conforme medição da Defesa Civil, as águas marcaram 1,49 m no dia 29 de julho. A menor marca até então havia sido de 1,50 metro em setembro de 2011.

Os níveis voltaram a subir após a ocorrência dechuvas que não estavam previstas para o mês de agosto. Nesta quarta-feira (17) o nível subiu 40 centímetros, em Rio Branco, segundo o Corpo de Bombeiros.

As chuvas fortes nos dias 7 e 9 de agosto, nas cabeceiras do rio na cidade de Assis Brasil, foram as primeiras registradas, mas o nível das chuvas continuam abaixo da média para o mês de agosto.

O nível do rio cresceu diariamente desde sexta-feira (12), segundo dados da Defesa Civil. No sábado (13), o rio registrou 1,35 metro, depois 1,40 m no domingo (14), subindo 3 centímetros na segunda (15) e mais 17 cm na terça-feira (16), dia em que o nível do rio foi de 1,60 m. Nesta sexta (19), o nível marca 1,61 metro.

Sena Madureira

Em Sena Madureira, um dos municípios mais afetados pela estiagem, o Rio Iaco também apresentou um aumento de 5 centímetros de terça (16) para esta quarta-feira (17). Subindo de 80 centímetros para 85 cm, segundo o Corpo de Bombeiros.

Seca do Rio Acre

O nível do Rio Acre em Rio Branco atingiu a marca histórica de 1,34 metro no último dia 8 de agosto, mas voltou a subir e marcou 1,40 m neste domingo (14). Mesmo assim, a Defesa Civil já trabalha com a possibilidade do manancial chegar a um metro de profundidade.

Diante do problema, o governador do Acre, Tião Viana, assinou um decreto de situação de emergência, no dia 7 de julho, por causa da seca do Rio Acre em Rio Branco. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e também dizia respeito a outras cidades acreanas, que também sofrem com a estiagem.

 

Com informações do G1.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.