Rio Branco, Acre, 27 de novembro de 2020

Para ter ossos fortes, incluia certos hábitos na rotina; saiba mais

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A saúde dos ossos depende muito daquilo que se come diariamente. A nutrição tem um papel fundamental na firmeza e na capacidade de resistência dos ossos, sendo a alimentação equilibrada essencial em determinadas fases da vida, como a infância e a velhice – dois dos momentos mais vulneráveis do corpo humano.

Alguns alimentos exercem um papel importante no fortalecimento dos ossos, prevenindo lesões por quedas ou por excesso de peso. Contudo, para se ter uma boa saúde óssea não basta apenas comer, é igualmente essencial ter uma rotina de hábitos saudáveis e respeitar todos os sinais que o corpo dá.

Como revela o jornal Mirror, são várias as atitudes que as pessoas podem ter para preservar a saúde dos ossos e uma delas começa logo pela manhã, com umacordar calmo e sem a tendência para adiar o despertador. Aqui, o que importa é manter os níveis de cortisol (hormônio do estresse) regulados, o que não acontece quando a pessoa está sempre adiando o despertador sem, com isso, conseguir descansar.

Beber um copo d’água com limão depois de acordar ajuda a estimular o sistema imunológico, deixando-o mais forte, algo que pode ser reforçado com um suco de fruta e vegetais antes de fazer um pouco de atividade física.

Diz a publicação que exercitar os músculos e os tendões ajuda a melhorar e a regenerar os ossos, que ficam mais protegidos com o aumento da massa muscular. Qualquer atividade física é benéfica, mas aquelas que pedem um menor impacto no solo são as mais indicadas, como o pilates, por exemplo.

O café da manhã, especialmente após um treino, deve ser equilibrado e saudávele a preferência é por alimentos ricos em cálcio, vitamina D e proteína.

Ao longo do dia, é também importante procurar uma postura correta e adequada de modo a evitar lesões e dores nas costas, duas situações comuns entre pessoas que passam o dia sentadas em frente a um computador ou que têm uma profissão que implica o uso recorrente de força ou levantamento de pesos.

Tanto o almoço como o jantar devem dar prioridade aos vegetais, especialmente aqueles que são nutricionalmente ricos, como a couve e os brócolis. Optar pela proteína de origem animal é outro conselho importante, com destaque para as sementes de cânhamo. Os frutos secos, as bagas e as sementes são outros ingredientes-chave, devendo ser consumidos como lanche.

Evitar hábitos sedentários – como ficar muito tempo vendo televisão -, banir alimentos refinados e processados e procurar uma rotina de sono que assegure as oito horas de sono por noite são também boas formas de conseguir ter ossos mais saudáveis.

 

Por Lifestyle.

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