Rio Branco, Acre, 28 de novembro de 2020

Acre é campeão de fumantes, segundo pesquisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Acre é o segundo estado com maior número de fumantes do Pais. Nada menos que 18,8%  da população fuma. Paraná vem em seguida com 18,1% de habitantes que fazem uso do tabaco. O terceiro é Mato Grosso do Sul, com 17,8%.

No entanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o número de fumantes está diminuindo no País inteiro. Responsável por mais de 50 enfermidades cardiovasculares e respiratórias crônicas, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo. O cigarro está relacionado ainda a mais de 60% dos óbitos associados a doenças não transmissíveis, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Hoje, 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doenças de coração, 85% dos óbitos por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral são causadas pelo tabagismo, segundo a OMS.  São mais de cinco milhões de mortes no mundo associadas ao cigarro, 200 mil só no Brasil.

Para o Sistema Único de Saúde (SUS), o custo total atribuído ao tabagismo é de quase 21 milhões que se referem, além da assistência médica, à perda de produtividade e morte prematura. Doenças cardíacas, doenças pulmonares crônicas, câncer de pulmão e Acidente Vascular Cerebral (AVC) são responsáveis por 83% desses gastos atribuíveis ao tabaco.

De acordo com orientações médicas, o cigarro pode causar impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, infecções e doenças respiratórias, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, entre outras doenças graves.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.