23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Acre recebe R$ 960 mil para enfrentar seca histórica

Por

- Publicidade -

O Ministério da Integração Nacional autorizou a transferência de R$ 960 mil ao Acre para ações de enfrentamento da seca histórica em sete das nove cidades que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal. O dinheiro vai custear a operação “Carro-Pipa”, que prevê a contratação de ao menos 80 caminhões para fazer o abastecimento da população.

A previsão é atender mais de 490 mil pessoas nos municípios de Acrelândia, Brasileia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri. A situação de emergência tem validade de 180 dias, esse prazo pode ser prorrogado posteriormente.

Nível sobe após chuvas inesperadas

Com a seca, o Rio Acre atingiu o nível mais baixo já registrado na história em Rio Branco, desde 1971, ano em que o manancial começou a ser monitorado. Conforme medição da Defesa Civil, as águas marcaram 1,49 m no dia 29 de julho. A menor marca até então havia sido de 1,50 metro em setembro de 2011.

Os níveis voltaram a subir após a ocorrência dechuvas que não estavam previstas para o mês de agosto. Nesta quarta-feira (17) o nível subiu 40 centímetros, em Rio Branco, segundo o Corpo de Bombeiros.

As chuvas fortes nos dias 7 e 9 de agosto, nas cabeceiras do rio na cidade de Assis Brasil, foram as primeiras registradas, mas o nível das chuvas continuam abaixo da média para o mês de agosto.

O nível do rio cresceu diariamente desde sexta-feira (12), segundo dados da Defesa Civil. No sábado (13), o rio registrou 1,35 metro, depois 1,40 m no domingo (14), subindo 3 centímetros na segunda (15) e mais 17 cm na terça-feira (16), dia em que o nível do rio foi de 1,60 m. Nesta sexta (19), o nível marca 1,61 metro.

Sena Madureira

Em Sena Madureira, um dos municípios mais afetados pela estiagem, o Rio Iaco também apresentou um aumento de 5 centímetros de terça (16) para esta quarta-feira (17). Subindo de 80 centímetros para 85 cm, segundo o Corpo de Bombeiros.

Seca do Rio Acre

O nível do Rio Acre em Rio Branco atingiu a marca histórica de 1,34 metro no último dia 8 de agosto, mas voltou a subir e marcou 1,40 m neste domingo (14). Mesmo assim, a Defesa Civil já trabalha com a possibilidade do manancial chegar a um metro de profundidade.

Diante do problema, o governador do Acre, Tião Viana, assinou um decreto de situação de emergência, no dia 7 de julho, por causa da seca do Rio Acre em Rio Branco. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e também dizia respeito a outras cidades acreanas, que também sofrem com a estiagem.

 

Com informações do G1.

- Publicidade -
Copiar