30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Acre terá primeiro Instituto do Cérebro da Região Norte

Por

- Publicidade -

Durante reunião com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o médico neurocirurgião Ivan Ortiz, na Casa Civil, nesta quinta-feira, 4, o governador Tião Viana tratou sobre a implementação do primeiro Instituto do Cérebro do Acre, que será também o primeiro da Região Norte.

A unidade, que já vem sendo estudada desde 2011, terá como ponto geográfico o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC) e deve estar em funcionamento pleno no início de 2017.

“Queremos trabalhar e fazer mais no campo das doenças neurológicas no estado, tanto na fase de prevenção quanto de tratamento, acompanhamento, qualidade e pesquisa, garantindo um serviço de referência à população”, disse Tião Viana.

O governador está buscando com o professor Airton Massaro, responsável pela maior unidade de tratamento de doenças do cérebro do Brasil, que fica no Rio Grande do Sul, uma parceria para desenvolver o projeto com a melhor qualidade possível, a fim de tratar casos de pacientes com AVC, traumatismo craniano, doenças na fase de envelhecimento e neurodegenerativas, além da abordagem nas linhas de pesquisa.

“Trata-se de uma rede de diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas que vai atender pacientes de todos os municípios do Acre. Esse projeto implica a construção de um espaço físico no qual serão implementadas as diferentes vertentes para dar cobertura diagnóstica e terapêutica de medicina preventiva aos pacientes que necessitam desse serviço”, revela o médico Ortiz.

- Publicidade -
Copiar