22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Artigo: ‘Essa não é uma disputa entre esquerda e direita. É uma escolha entre entrar no século XXI ou permanecer no ‘feudalismo’ “

Por

- Publicidade -

Opinião – Leandro Altheman

Não senhores. Esta não será uma disputa entre esquerda e direita, ou mesmo entre pobres e ricos. A eleição municipal deste ano em Cruzeiro do Sul será para escolher se a cidade entra para o século XXI ou permanece presa ao mesmo coronelismo de tonalidades feudais do século XIX.

Carla não restringe seu eleitorado somente entre os tradicionais apoiadores da FPA no Juruá. Tanto que tem igualmente admiradores no campo da direita, em setores que sempre foram críticos ao PT e à FPA.

Primeiro, porque Carla transmite a segurança de quem, se for dada a oportunidade, irá gerir a coisa pública com a responsabilidade e transparência que tanto fazem falta na administração municipal.

Segundo, porque a delegada está muito, mas muito longe dos estereótipos dos militantes de esquerda, com suas frases feitas, seus bordões ultrapassados, e seu sectarismo.

Ainda assim, um olhar atento vê nela sim, uma política identificada com a esquerda. Não numa camisa vermelha, ou num punho cerrado, mas no olhar atencioso, no sentimento da importância da dignidade humana.

Escolher Carla Brito significa escolher o novo, a modernidade. Significa escolher dizer que a política deve ser gerida por interesses públicos e não familiares. Pelo o mérito e não pelo nome.  A coisa pública, e não a ‘cosa nostra’.

Não sou guru ou vidente, para fazer previsões astrológicas sobre o resultado das eleições. Baseado nas conjecturas políticas de pretensos ‘especialistas’ o mais acertado seria dizer que o povo vai querer sempre ‘mais do mesmo’.

Quero pensar que não, e que esse desejo de mudança possa ser expresso através do voto.

Leia mais no Blog Terra Náuas

 

- Publicidade -
Copiar