23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Câncer do Colo do Útero e de Mama é tema de capacitação no Juruá

Por

- Publicidade -

Para atualizar os profissionais sobre as novas diretrizes clínicas para o controle do câncer do colo do útero e de mama, o Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) promove de 22 a 24 deste mês uma capacitação com enfermeiros e médicos da região do Juruá.

“A capacitação visa subsidiar os profissionais da saúde em suas práticas assistenciais e dar apoio aos gestores na tomada de decisão em relação à organização e estruturação da linha de cuidado da mulher com câncer do colo do útero”, explica Argentina Vieira, técnica da Divisão de Doenças Crônicas.

O evento será no auditório do Ministério Público do Acre, em Cruzeiro do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul. Nesta segunda-feira, 22, a ação é realizada no período da tarde, e nos dias seguintes será em período integral.

Maria Susana Barbosa, professora da Ufac, irá palestrar sobre as estratégias de detecção precoce de câncer que visa o diagnóstico de casos de câncer em fase inicial, podendo ter como resultado melhor prognóstico e menor morbidade associada ao tratamento.

No caso do câncer de mama, a detecção consiste em ações de diagnóstico precoce e rastreamento.

A palestra sobre a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer será ministrada pela professora Clisângela Lago Santos, também da Ufac, tendo como base nas novas diretrizes brasileiras para rastreamento do câncer de colo de útero.

- Publicidade -
Copiar