Ícone do site O Juruá Em Tempo

Câncer do Colo do Útero e de Mama é tema de capacitação no Juruá

Para atualizar os profissionais sobre as novas diretrizes clínicas para o controle do câncer do colo do útero e de mama, o Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) promove de 22 a 24 deste mês uma capacitação com enfermeiros e médicos da região do Juruá.

“A capacitação visa subsidiar os profissionais da saúde em suas práticas assistenciais e dar apoio aos gestores na tomada de decisão em relação à organização e estruturação da linha de cuidado da mulher com câncer do colo do útero”, explica Argentina Vieira, técnica da Divisão de Doenças Crônicas.

O evento será no auditório do Ministério Público do Acre, em Cruzeiro do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul. Nesta segunda-feira, 22, a ação é realizada no período da tarde, e nos dias seguintes será em período integral.

Maria Susana Barbosa, professora da Ufac, irá palestrar sobre as estratégias de detecção precoce de câncer que visa o diagnóstico de casos de câncer em fase inicial, podendo ter como resultado melhor prognóstico e menor morbidade associada ao tratamento.

No caso do câncer de mama, a detecção consiste em ações de diagnóstico precoce e rastreamento.

A palestra sobre a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer será ministrada pela professora Clisângela Lago Santos, também da Ufac, tendo como base nas novas diretrizes brasileiras para rastreamento do câncer de colo de útero.

Sair da versão mobile