25.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Convidado por Alan Rick, ministro da Indústria e Comércio lança programas de exportação no Acre

Por

- Publicidade -

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, esteve na manhã desta sexta-feira (12) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) para lançar os Programas Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e Brasil Mais Produtivo. O ministro veio ao Estado a convite do deputado federal Alan Rick.

O evento contou com a presença de várias autoridades políticas, dentre elas o governador do Estado, Tião Viana, diretores da Fieac e empresários de diversos setores. Contudo, o foco e atenção principal dos empresários e políticos acreanos foi para a viabilização e funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).

O ministro Marcos Pereira destacou que poucas ZPEs funcionam no país, mas disse que a secretária nacional das ZPES veio a Rio Branco para tentar destravar as questões pendentes. Pereira revelou que vai fazer de tudo para que a unidade de Senador Guiomard possa funcionar já no ano que vem.

“Vou me reunir com os líderes locais para tratar da questão da ZPE de Senador Guiomard. Existem algumas unidades inviáveis no Brasil, mas a ZPE daqui é viável e estamos empenhados para seu funcionamento”, destacou o ministro.

Pereira relatou que a legislação dificulta, pois 80% da produção tem de ser voltada para a exportação e somente 20% podem ser comercializados no mercado local. “Mas já existe uma legislação em trâmite, já aprovada no senado e agora tramitando na câmara. Essa alteração vai permitir a ampliação de 20 para 40% o total de produtos para o mercado interno”, relatou o ministro.

Em relação ao mercado peruano, o ministro ressaltou que o maior problema são as barreiras sanitárias e o marco regulatório. “Precisamos fazer gestões junto aos Ministérios do Interior e o da Agricultura para reduzir estas barreiras. Precisamos destravar os impedimentos para a exportação de suínos, peixes e demais para o mercado Andino”, salientou o ministro.

Alan Rick

O deputado Alan Rick, principal articulador da vinda do ministro Pereira ao Estado, revelou que dentro da agenda ministerial está o contato com os empresários e o governo peruanos para ampliar o comércio com aquele país.

“Como disse o ministro, precisamos atuar junto ao governo do Brasil para derrubar as barreiras sanitárias. Esse é o dilema de hoje para a exportação dos nossos produtos, para isso o principal é ter a vontade de fazer e o ministro tem essa vontade política”, afirmou o parlamentar.

“Em Brasília, vamos tratar dessa parceria e esperar a entrada do Peru no Mercosul. Vamos tratar também das ZPEs. Vamos também trabalhar o PL 5957, que foi aprovado no Senado, e precisa ser alterado para permitir maior investimento, com o aumento de 20 para 40% da produção no mercado local”, ressaltou o deputado.

 

Por Régis Paiva.

- Publicidade -
Copiar