23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Família autoriza doação e ajuda três pessoas que esperavam por transplante

Por

- Publicidade -

Mais três transplantes de órgão foram realizados no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco neste domingo, 14, e na madrugada desta segunda-feira, 15. Graças à decisão da família do doador, um jovem de 22 anos, morador de Cruzeiro do Sul, vítima de morte encefálica, três pacientes que aguardavam na fila de espera receberam dois rins e um fígado.

Foram doados duas córneas, dois rins e um fígado. De acordo com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos no Acre (CNCDO/AC), as córneas foram enviadas para o Banco de Olhos de Brasília para avaliação e, posteriormente, serão devolvidas para transplante.

Flávio Silva conta que, após saber da morte do irmão e ser informado pelos médicos de que poderia ser feita a doação, entrou em contato com seus pais.

“A decisão da nossa família foi unânime. Concordamos em doar, pois sabemos que é algo que vai ajudar outras pessoas que estão precisando e, com certeza, estaremos de alguma forma contribuindo para restabelecer a saúde e esperança de quem aguarda por uma doação de órgão”, destacou Flávio.

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito – basta informar à família o seu desejo. A doação só é efetiva após a autorização familiar documentada. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, córneas, pele e ossos.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar