31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Nova onda de esquemas fraudulentos invade o Facebook

Por

- Publicidade -

Quase todos estamos no Facebook e conhecemos o enorme ‘buzz’ que se cria depois de um atentado terrorista ou de outro acontecimento que dê particularmente nas vistas. As notícias sobre o assunto multiplicam-se e também os compartilhamentos dessas publicações mas tenha cuidado. Algumas delas podem ser falsas e servirem para obter os seus dados.

É para esta nova onda de esquemas fraudulentos que a empresa de analítica ESET avisa os internautas, dando como um exemplo uma tentativa falha deste tipo de esquema que teve lugar recentemente na República Checa. A tentativa foi ineficaz por a publicação usada não ter associada uma fotografia com o país em questão, algo que todavia não significa que o mesmo método não possa vir a ser utilizado em outros casos.

O esquema em si baseia-se em criar uma página falsa sobre determinados acontecimentos, página esta que trata de tentar recolher dados dos internautas que podem depois ser utilizados de alguma forma por desconhecidos.

“Os utilizadores do Facebook costumam divulgar histórias sem as ler”, explicou por comunicado um dos investigadores de segurança da ESET, Lukas Stefanko. “Este tipo de esquemas são pensados para serem emocionalmente cativantes e têm sucesso devido ao nosso lamentável comportamento”.

 

Com informações de Notícias ao Minuto.

- Publicidade -
Copiar