Ícone do site O Juruá Em Tempo

Novenário reúne mais de 40 mil pessoas em Cruzeiro do Sul; confira as imagens

Com o tema “Mãe da Glória, Plena de Misericórdia”, este ano a festa conta com a feira dos pequenos empreendedores da região, que é realizada em frente à catedral, organizada pelo governo do Estado e pelo Sebrae. Os produtores e artesãos podem expor e comercializar o fruto de seu trabalho. Percorrendo as ruas e ladeiras de Cruzeiro do Sul, a procissão marcou o fim da celebração de fé, que durou dez dias.

Tradição e fé

As últimas horas do novenário são o sinal para os últimos esforços de cada fiel. Os pés descalços no asfalto ainda quente do sol, a vela pingando na mão, a mão firme segurando uma foto antiga do Irmão José da Cruz, missionário que transmitia a mensagem de amor por todo o Juruá nas décadas de 1960 e 1970. Os devotos percorrem as ruas e ladeiras da cidade, concentrados em suas lembranças.

Mário de Lima há 15 anos paga promessa durante todo o Novenário. Morador de Eurinapé (AM), prometeu participar após um de seus 12 filhos contrair o vírus da hepatite. “Eu me sinto feliz quando venho ao Novenário. Quando um dos meus filhos contraiu hepatite, eu disse: ‘Enquanto ele for vivo, virei para o Novenário. Se ele falecer, eu pago do mesmo jeito’. Infelizmente, meu filho morreu, mas eu continuo cumprindo o prometido.”

Lima enfrenta um dia de viagem de barco, dorme na Vila São Vicente – margem do Rio Gregório em Tarauacá – e de manhã cedinho vai para a abertura do Novenário.

Durante as noites, acompanha a missa e novenas, e volta para a casa da filha na cidade. Ele renova todos os anos sua fé e mantém parte da tradição do povo da Amazônia.

 

Confira as imagens:

[Best_Wordpress_Gallery id=”15″ gal_title=”Novenário de Nossa Senhora da Glória-2″]

 

Sair da versão mobile