26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Pré-candidato do PCdoB defende cota regional para acreanos na Ufac

Por

- Publicidade -

O pré-candidato a vereador  Jaidesson Peres (PCdoB) se reuniu nesta quarta-feira (3) com o deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) para discutir a questão do bônus regional nos cursos mais disputados da  Universidade Federal do Acre (Ufac).

Acompanhado do presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Acre (Uesa), Marcos Craveiro,  e do presidente do grêmio estudantil do Instituto Lourenço Filho, Raiclin Vasconcelos, o pré-candidato expôs ao deputado experiências de universidades federais do Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que adotaram o mecanismo para contemplar pessoas que moravam nesses estados.

Jaidesson sugere que a Ufac crie um bônus de cerca de 10% que some na nota do Enem para aqueles estudantes que cursaram o ensino médio no Acre.“Ultimamente, com a adesão ao Sisu, temos visto aumentar a dificuldade de acesso dos candidatos locais, que perderam espaço nos cursos mais procurados para quem estudou em outras regiões”, destacou.

O pré-candidato pontua que a criação do bônus tem como objetivo fixar os estudantes no estado e colaborar com o desenvolvimento local, além de considerar as disparidades educacionais que há entre as regiões do Brasil. Ele ressalta ainda que as  universidades federais têm autonomia para decidir internamente quais políticas de ação afirmativa aplicarão em seus processos seletivos, desde que cumpram a porcentagem mínima de cotas estabelecida pela lei.

“Precisamos da implementação de cotas para acreanos na Ufac, uma vez que a nossa educação pública difere de outros estados do país, como Minas e São Paulo. Essas cotas seriam uma forma de dar oportunidades para quem mora aqui”, disse o estudante Anderson Nogueira, que sonha estudar medicina.

O deputado Jenilson, que cursou medicina em Cuba, apoiou a ideia e disse que vai levar a sugestão aos representantes da Ufac, bem como debater o assunto no Legislativo com o movimento estudantil, professores e especialistas em educação.

Assessoria Jaidesson Pere

- Publicidade -
Copiar