24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Ufac inaugura ‘NAI’ em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Com a finalidade de executar políticas e diretrizes de inclusão e acessibilidade para estudantes e servidores do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, a Universidade Federal do Acre (Ufac) entregou na manhã desta sexta-feira, 12, o Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI) e o Núcleo de Assistência Estudantil.

Os núcleos terão como objetivo a inclusão do público da educação especial; agarantia das ações de ensino, pesquisa e extensão;o desenvolvimento de ações afirmativas no âmbito da instituição, garantindo igualdade e oportunidade aos estudantes que necessitem de atendimento especial.

A assessora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) no campus Floresta, Carla Coelho, declarou que a presença do espaço no campuscontribui para que os alunos tenhamacesso às ações da Proaes. Para a coordenadora do NAI em Cruzeiro do Sul, Maria Aldenora, é um privilégio a universidade receber alunos com deficiência. O NAI no campus Floresta atenderá, diretamente, 35 alunos matriculados na instituição.

Para o subprefeito do campus Floresta, Artheson da Cruz, a inclusão é um grande desafio para a sociedade e para a universidade em Cruzeiro. “As instalações executadas pela Ufac são passos grandiosos que a universidade está dando no caminho da acessibilidade, fazendo com que os alunos permaneçam na instituição”, disse.

De acordo a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, a gestão vem fortalecendo as ações de inclusão e acessibilidade. “Estamos no caminho certo. Esse é um espaço importantíssimo na nossa realidade; é um desafio que está posto e que estamos encarando de forma positiva a favor dos nossos alunos”, comentou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Antonio Pontes Júnior, declarou que é necessário ampliar as ações e a presença da assistência estudantil no campus. “A equipe em Cruzeiro tem se empenhado em levar as demandas até Rio Branco e a se desenvolver aqui no campus, enquanto NAI e Proaes”, destacou.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, inaugurar uma instalação como a do NAI em Cruzeiro do Sul não se trata de um ganho somente para a universidade, mas para toda a sociedade acreana, principalmente para a comunidade cruzeirense. De acordo com Kinpara, as ações da Ufac visam proporcionar benefícios reais para estudantes, corpo docente, técnico-administrativos e a sociedade. Ele se referiu à assinatura do convênio para elaboração do projeto de construção do Hospital Universitário em Rio Branco. “Isso significa muito para a universidade, mas significa muito para a comunidade e para o Acre”, disse.

Quanto ao NAI no campus Floresta, o reitor reconheceu que há profissional de muita boa vontade, mas que, por vezes, não tinha apoio e condições necessárias para permitir que os estudantes tivessem inclusão de fato. “O que estamos fazendo é investir em contratação de profissionais, como intérprete de língua de sinais, além de adaptar e reorganizar nossas estruturas para dar possibilidade de um atendimento digno aos nossos estudantes”, concluiu.

- Publicidade -
Copiar