23.8 C
Juruá
terça-feira, abril 30, 2024

Weverton pode terminar olimpíadas sem sofrer gol

Por

- Publicidade -

Dos campinhos de barro da capital do Acre para os modernos gramados dos estádios que recebem a Olimpíada Rio 2016, Weverton cresceu. Como sempre sonhou, veste a camisa da seleção brasileira e, com cinco jogos, pode se orgulhar: em 450 minutos (tirando os acréscimos), ainda não levou gol. Não foi tão exigido na primeira fase, mas, nas poucas vezes que precisou aparecer no mata-mata, cumpriu seu papel.Chamado de última hora para substituir Fernando Prass, o acreano ganhou espaço e pode terminar os Jogos com moral e motivos para ser chamado de novo.

Weverton pode se tornar o primeiro goleiro brasileiro a conseguir uma medalha de ouro e sem levar gol. Ele já igualou a campanha do goleiro espanhol Santiago Canizares. Na Olimpíada de Barcelona, em 1992, o arqueiro foi o último a chegar numa decisão olímpica sem tomar gols.

No jogo de estreia, contra a África do Sul, Weverton só apareceu quando Dolly cruzou forte, no primeiro tempo. A bola explidou no peito do goleiro, que fez a defesa em dois tempos. Na segunda rodada, contra o Iraque, a trave salvou o camisa 1 brasileiro após cabeceada de Abdul-Raheem. Fechou a fase de classificação sem ser exigido no duelo decisivo com a Dinamarca.

Nas quartas de final, o jogo contra a Colômbia começou com um susto de Weverton. Nos primeiros minutos, Rodrigo Caio recuou, o goleiro deixou a bola passar e quase se complicou com o carrinho do colombiano Preciado. No mesmo confronto, foi exigido em mais duas oportunidades: uma num chute da direita de Borja e outra em finalização fora da área de Pabón.

E foi contra Honduras, na semifinal, que o jogador do Atlético-PR fez as primeiras grandes defesas com a camisa da Seleção. Aos 36 do segundo tempo, Elis arriscou de longe e Weverton espalmou com as duas mãos para escanteio. Narrada por Galvão Bueno, foi a defesa para a dona Josefa, mãe do acreano.

Para se consagrar, Weverton & Cia buscam o ouro inédito do futebol masculino da Olimpíada contra a Alemanha, neste sábado, às 17h30 (de Brasília), no Maracanã. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com. A Rádio Globo e a CBN também acompanham a decisão.

- Publicidade -
Copiar