Rio Branco, Acre, 24 de novembro de 2020

Papa quer incluir cuidado com meio ambiente entre obras dos cristãos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O papa Francisco propôs nesta quinta-feira (31) acrescentar o cuidado com o meio ambiente às sete obras benéficas tradicionais que os cristãos são instados a realizar. O pontífice fez sua proposta na mensagem para marcar o Dia Mundial da Oração pela Criação, introduzido no ano passado em uma tentativa de impulsionar sua campanha de proteção à natureza.

O Vaticano afirmou que a proposta é a extensão lógica da histórica e polêmica encíclica publicada por Francisco no ano passado. O primeiro pontífice latino-americano pediu uma revolução para corrigir o que descreveu como um sistema econômico “estruturalmente perverso”, no qual os ricos se aproveitam dos pobres e convertem a Terra em “uma grande pilha de imundície”.

As sete obras de caridades pedidas aos católicos incluem, por exemplo, alimentar os famintos, dar roupas àqueles que não têm, rezar a Deus pelos vivos e os mortos, instruir os ignorantes e visitar os enfermos. “A economia e a política, a sociedade e a cultura não podem ser dominadas pelo pensamento apenas de curto prazo e pelos ganhos financeiros e eleitorais imediatos”, afirmou Francisco. “Em vez disso, eles necessitam urgentemente ser redirecionados para o bem comum, que inclui a sustentabilidade e o cuidado para a criação.”

Francisco pediu que toda a humanidade tome passos concretos para mudar de rumo, a começar por pagar o que ele chamou de “dívida ecológica” que os países ricos têm com os pobres. Reciclar, apagar a luz e dar carona podem ajudar, disse ainda o líder da Igreja Católica.

 

Com informações do Estadão Conteúdo.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.