Rio Branco, Acre, 20 de janeiro de 2021

Papa Francisco confirmou visita ao Chile, diz embaixador

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O papa Francisco confirmou ao novo embaixador do Chile no Vaticano, Martín Fernández, que fará sua primeira visita ao país no ano que vem. Segundo o diplomata, a viagem será incluída no roteiro que terá ainda Argentina e Uruguai, mas que não tem data definida.

“Com toda a paciência, estamos aguardando a decisão papal sobre sua viagem à Argentina e, no momento, sabemos que ele vai viajar ao Chile. Ele mesmo me disse em audiência privada que o Cone Sul, Argentina, Uruguai e Chile, era para ele uma única viagem”, disse Fernández à agência de notícias argentinas Telam.

O diplomata afirmou entender “perfeitamente” que a primeira viagem ao território chileno esteja “unida indissoluvelmente à primeira visita que o Papa fará ao seu país natal”. Fernández destacou que a presidente Michelle Bachelet havia convidado Jorge Mario Bergoglio para a Conferência Episcopal, mas que entende que o “Pontífice precisa marcar presença em locais que estão em crise além da América Latina”.

“Perante ao que está acontecendo no Oriente Médio, na África e no Mediterrâneo, nós somos um continente de paz. Temos crise, como na Venezuela, ou a situação que não está boa no Brasil.

Mas, dentro de certos limites, somos extraordinariamente tranquilos comparando ao que ocorre em outras partes do mundo”, acrescentou.

Caso se confirme, essa será a segunda visita de um líder da Igreja Católica ao Chile. Em abril de 1978, João Paulo II foi à nação, em um roteiro que também incluiu argentinos e uruguaios.

Ainda com relação a viagem, se confirmada, as chances do Papa vir ao Brasil em 2017 podem estar diminuindo. Isso porque havia o rumor que o roteiro da vinda ao país incluía, justamente, esse giro pela América do Sul.

 

(ANSA)

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.