Rio Branco, Acre, 27 de novembro de 2020

Governo capacita mais 290 servidores no Juruá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em solenidade no auditório da Escola Craveiro Costa na noite desta sexta-feira, 23, o governo do Estado entregou certificados para servidores públicos da região do Juruá que participaram dos cursos de capacitação, realizados, entre 12 e 23 de setembro, pela Fundação Escola do Servidor Público do Acre (Fespac), que faz parte da estrutura da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA).

Participaram do ato a vice-governadora Nazareth Araújo, a primeira-dama e coordenadora do Acre Solidário Marlúcia Cândida, a secretária de Gestão Administrativa (SGA), Sawana Carvalho, professores da Escola Craveiro Costa, além de representantes de órgãos apoiadores da jornada educativa. Marlúcia apresentou o vídeo institucional da campanha Lixo Zero – Ponha a Mão na Consciência. “Estamos lançando a campanha em todo o estado pelo Acre Solidário, e convido todos os servidores a fazerem parte, em nome da preservação ambiental.”

As capacitações foram realizadas nas áreas de Gestão do GRP, Módulo de Compras e Almoxarifado, Liderança Estratégica na Administração Pública, Direito Administrativo, Licitações e Contratos, Gestão e Fiscalização de Contratos de Terceirização. Houve, ainda, duas palestras sobre Segurança na Internet e Motivação e Desempenho Profissional.

A gestora da SGA, Sawana Carvalho, destacou o fato de que foram oferecidas 202 vagas, mas houve inscrição de 290 candidatos, todos tendo sido atendidos. “É o governo primando pelo conhecimento, pelos servidores, e procurando não deixá-los de fora das capacitações”, disse.

Segundo Sawana, o GRP, que é o sistema de compras do estado, é modelo para o Brasil, por trazer transparência desde a licitação até o pagamento do produto. Ela anunciou mais capacitações e a expectativa da criação de um núcleo da escola do servidor público em Cruzeiro do Sul.

Injeção de ânimo

A vice-governadora dirigiu palavras de ânimo aos servidores e disse que Cruzeiro do Sul tem, por si só, uma sede de cultura, de formação, de qualidade e de bons princípios, herança que vem desde o fundador da cidade, Thaumaturgo de Azevedo, bem como dos padres alemães, lembrando que há até uma tese de doutorado que aborda esta vocação.

“Meu trabalho na vice-governadoria, com o governador Tião Viana, é de engrandecer o Acre, dar possibilidades para que as pessoas tenham formação e cresçam em suas profissões, resultando na melhoria da oferta de serviços para nossa população. O Acre existe, e dá muitos exemplos para a nação e para o mundo. O negócio é a gente se valorar, ter essa motivação interna”, expressou.

Servidores capacitados e satisfeitos

Irlene Bandeira, gerente do TFD em Cruzeiro do Sul, participou da capacitação em licitações. Ela analisa: “Esses cursos motivam o servidor público, aumentam sua capacidade técnica e fortalecem as instituições”.

Eliane Medeiros, servidora da Secretaria de Educação e Esportes, capacitou-se em direito administrativo e gestão do GRP. “Os cursos trazem muitos esclarecimentos e nos ensinam como conduzir alguns processos”, declarou.

Erisson Cameli, servidor da SGA, capacitou-se em licitações e contratos administrativos, e destacou a importância do aprendizado com o GRP. “Aprendemos a utilizar esta ferramenta administrativa para realizar as compras do estado, bem como no módulo de almoxarifado aprendemos a distribuir os produtos adquiridos. É uma ferramenta que vai nos ajudar bastante.”

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.